Parece casa... Mas é apartamento.

06 junho 2011

Móveis clássicos e maiores, janelas grandes, pé-direito, jardim vertical. Essas são algumas dicas que podem transformar um simples apartamento em uma “casa” confortável


Sala ampla, espaço para receber os amigos e até jardim. Pode parecer à descrição de uma casa, mas é de um apartamento. Com a decoração adequada, o apartamento pode ficar aconchegante e ganhar a sensação de espaço da casa. Confira as dicas e deixe o seu cantinho personalizado.

Quem mora em um apartamento sabe como é difícil manter a organização em um ambiente tão pequeno. Como resolver esse problema sem ter que arrumar as malas e se mudar? Para ganhar espaço são necessárias estratégias combinadas. A arquiteta Marina Dubal aposta na valorização do pé-direito alto aliado a elementos verticais e espelhos, além de cores claras. “Essa combinação cria profundidade e auxilia na concepção do novo ambiente”, diz.

Para a arquiteta Renata Basques, é preciso resgatar tudo que lembre aconchego: “Móveis com palhinha, em madeira e também maiores remetem a casas antigas e deixam as pessoas mais à vontade”. A profissional também usa objetos como cortinas de tecido e painéis de madeira para obter o efeito de uma casa tradicional. Já Marina gosta de combinar peças antigas com mobília moderna: “Isso traz equilíbrio e originalidade”.  A arquiteta alerta que deixar o apartamento com móveis mais simples e em menor número pode não ser a solução. “Estilos clássicos de decoração pedem mais detalhes, mas quando bem projetado o ambiente se torna prazeroso, com cara de família. O importante é ter atenção na combinação dos móveis com as cores. Se o espaço estiver muito neutro, objetos que criam um contraponto podem conferir personalidade”, ressalta.

O jardim também não é privilégio apenas de quem possui uma casa. “Uma varanda, o canto de uma sala são lugares que com um vaso de planta ganham o aspecto de jardim. Outra opção é o jardim vertical, ideal para lugares pequenos”, lembra Renata.

Outra dica reforçada pelas profissionais é para aumentar a ventilação. Ter várias janelas grandes aumenta a circulação de ar e ainda deixa o ambiente mais claro. Portanto, na hora de comprar um apartamento, o cliente deve dar preferência ao andar térreo, assim ele ganha uma área externa e, consequentemente, mais ventilação e ainda um jardim.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório