5 toques de decoração para deixar ambientes sofisticados já!

21 fevereiro 2022

Sala de estar decorada

É muito importante casar conforto e sofisticação na decoração das residências, optando sempre por móveis que garantam o bem-estar dos moradores. Mas engana-se quem pensa que apenas com muito dinheiro é possível criar ambientes sofisticados em casa. Nada disso! O único requisito é ter boas referências e saber usar as ferramentas que você tem a seu favor.

Com um pouco de pesquisa e vontade de colocar a mão na massa, é possível fazer combinações que tirarão o seu lar da monotonia. São muitos os truques de decoração que podem mudar completamente a cara de um cômodo, e hoje falaremos sobre eles.

Tudo preparado para deixar os seus cantinhos preferidos com a sua cara e cheios de elegância? Anote estes 8 toques que temos para te dar!

1. Organização é fundamental

Se a sua casa estiver sempre uma bagunça, de nada adianta gastar todas as suas economias em móveis planejados e itens decorativos! A organização é indispensável para manter a sofisticação, principalmente nos ambientes compartilhados, como a sala de estar e a cozinha.

Então, antes de investir em acessórios que estão na moda, a família inteira deve manter a rotina: depois de usar, coloque no lugar. Assim, a desordem não ganha espaço. Se tiver muitos objetos pela casa, você pode procurar caixas organizadoras, gavetas e armários com um custo baixo para ajudar nessa missão de organização.

2. Adequar as paletas de cores deixa tudo equilibrado

Uma dica que traz bastante classe e deixa os ambientes sofisticados é a escolha de cores de acordo com os cômodos. Não é para ficar tudo com a mesma cara, pois o interessante mesmo está em trazer tons que dialogam entre si e passam uma mensagem para quem está lá dentro.

Você não precisa fazer isso sozinho: hoje há programas gratuitos que ajudam a criar uma paleta de cores do zero a partir das suas nuances favoritas. Um exemplo é o Adobe Color, que é bem intuitivo e permite imprimir o material gerado para levar junto ao fazer as compras. E se quiser trazer ainda mais luxo e conceito para a sua casa, pode conferir catálogos de tendências de cores para ter uma boa base.

3. Objetos metalizados são sofisticados

Você tem vasos, porta-retratos ou cinzeiros em casa? Trocar esses e outros objetos por suas versões metalizadas é uma boa escolha para transformar o seu lar. O mais interessante é que há várias opções de acabamento no mercado: o dourado e o prateado normalmente são os favoritos, mas quem tem um espírito decorador mais ousado pode fazer composições lindas com objetos rosé gold, roxo, ou o que a imaginação permitir. 

4. Espelhos estão em alta

Os objetos espelhados são outra tendência super elegante e em alta para criar ambientes sofisticados. Mesinhas de centro e bandejas para o living da casa, por exemplo, são ótimas formas de colocar os espelhos na decoração.

Outro ponto positivo desse material é que, principalmente em ambientes pequenos, ele ajuda a ampliar a sensação de espaço. Você já deve ter visto isso no dia-a-dia: elevadores com espelho, por exemplo, causam menos claustrofobia que as caixas metálicas sem nada, pois o espelhado oferece mais amplitude. 

A mesma lógica vale para a sua sala ou quarto. Então, caso esse também seja um objetivo da decoração na sua casa, não economize em grandes espelhos com belas molduras ou em armários espelhados com um bom acabamento.

5. Tapetes, almofadas e cortinas agregam valor

Muito da sofisticação de um ambiente vem da atenção aos detalhes que acrescentam valor. Como o conforto também é essencial no living, procure um tapete que transmita aconchego, bem como uma cortina clássica que cumpra a sua função de eliminar a claridade em excesso.

Já as almofadas, com suas diferentes estampas, formatos e texturas, passam um pouco do estilo dos moradores. Por isso, tenha várias combinações de capas e troque-as de vez em quando, para sempre dar uma cara nova e atualizada ao espaço.

Tons sóbrios

Sabe a dica da paleta de cores? Ela tem um porém: quando colocamos muitas cores vibrantes juntas, o local pode ficar meio carregado e até infantilizado. Assim, para criar os tão desejados ambientes sofisticados, escolha tonalidades suaves e sóbrias.

O cinza é uma das cores mais em alta no momento e que tem tudo a ver com elegância. Neutros como branco, preto, nude e marrom também são boas pedidas e mantêm uma cartela harmoniosa e leve.

Madeira na composição

Ela é uma das favoritas quando o assunto é ambientes sofisticados. A diversidade de texturas e cores que a madeira traz para a sua casa realmente contribui bastante para um visual luxuoso. Se você escolher bem, um móvel com o material pode ser um toque de mestre, especialmente se o restante da composição também refletir esse espírito.

Uma dica é colocar vasos com plantas altas nos ambientes em que você utilizar a madeira. Isso reforça a referência à natureza e, quando o assunto é cor, nada melhor para combinar com o amadeirado que os tons verdes. Mas não exagere: uma casa lotada de plantas passa a imagem de exagero e bagunça, o que vai totalmente contra a ideia de sofisticação.

Quadros e artesanato

Abra a cabeça para a arte e você verá a diferença na sua casa. Não precisa ter uma cópia da Mona Lisa na sua sala de estar para atingir a sofisticação. Uma parede com quadros bonitos e que refletem a ideia do cômodo já pode fazer toda a diferença na sua decoração.

Além disso, objetos artesanais trabalhados em madeira ou metal também transformam o ambiente completamente. E se você escolher artesanatos que fazem sentido com o estilo do local (um sino dos ventos perto da janela em uma sala rústica, por exemplo), com certeza os seus convidados vão ficar impressionados com o seu bom gosto. 

Gostou das dicas que nós trouxemos neste artigo para transformar a sua casa em um lar repleto de ambientes sofisticados? Então, não vai querer perder os outros conteúdos da MRV. Para estar sempre atualizado sobre as últimas dicas para você e o seu lar, curta a nossa página do Facebook!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório