A decoração para ambientes compactos exige criatividade e peças que tornem o espaço mais funcional. O melhor é que existem diversas opções capazes de agregar organização, sem perder o estilo.

Com os itens certos e a consciência de como um quarto organizado torna a rotina mais dinâmica e prática, resultando até em economia de tempo e evitando o estresse, a organização para quartos pequenos deixa de ser um desafio.

organização para quartos pequenos 1

Invista na funcionalidade

Um ambiente bem organizado, com cada coisa em seu devido lugar, tem o poder de transmitir uma sensação de bem-estar e até fazer com que o espaço pareça maior. Para isso, os acessórios podem se tornar grandes aliados. Organizadores, prateleiras, nichos, caixas de encaixar e baús agregam funcionalidade e ainda podem compor a decoração.

A regra do menos é mais também é de grande valia. Desapegar de roupas, sapatos, livros e outros acessórios que ocupam bastante espaço e não são usados auxilia na hora de manter a organização e a praticidade no seu dia a dia. Que tal apostar em um armário cápsula?

Verticalize-se

As paredes são uma parte valiosa na hora de criar um estilo original na decoração de quartos mais compactos e ainda agregar funcionalidade. Priorize cores claras na pintura para que a sensação de amplitude e arejamento sejam constantes ao refletirem a luz.

Usar um espelho posicionado estrategicamente na parede também deixa o ambiente mais amplo visualmente. Mas não se esqueça: essas dicas funcionam ainda melhor quando o quarto conta com entrada de luz natural na medida certa, para não perder o ar aconchegante.

No mais, as paredes também podem ajudar a acrescentar áreas de armazenamento adicionais.

Aposte em móveis multifuncionais

A cama já ocupa um bom espaço no quarto, então, use o móvel ao seu favor, optando pelas que tenham baú na parte de baixo para guardar objetos usados com menor frequência.

Com uma mobília versátil, fica mais simples aproveitar o quarto de diversas maneiras, como o cantinho de trabalho ou, até mesmo, de brincadeiras para os pequenos. Entre as principais sugestões estão:

  • Pufes com baú embutido;
  • Mesa retrátil na parede;
  • Cômodas com múltiplas gavetas;
  • Guarda-roupa com escrivaninha;
  • Beliches.

O criado-mudo, que normalmente é visto em duplinha, pode se tornar peça única dentro dessa proposta decorativa. E nada de perder espaço com luminária sobre ele: escolha as que ficam presas no teto ou na parede.

Os móveis planejados também são uma excelente opção. Assim, você consegue aproveitar ao máximo o espaço e criar a disposição que mais se adequa à você.

Coloque imagens em pontos estratégicos

Esse é outro truque para deixar a decoração perfeita para quartos pequenos, trazendo a sensação de amplitude. Desenhos e fotos de diferentes tipos compõem o espaço com muito estilo.

Pode ser um papel de parede, adesivos ou até mesmo um grafite criativo, desde que as imagens estejam localizadas nos chamados pontos visuais de fuga. Eles são, na prática, o centro da nossa linha de visão horizontal.

Escolher com estratégia a decoração para quartos pequenos faz toda a diferença para um ambiente que, além de lindo, contribui com a dinâmica da rotina. Para te ajudar nessa tarefa, a plataforma Mundo da Casa MRV reúne serviços de armários planejados, acabamentos e parcerias com as maiores lojas varejistas do Brasil, possibilitando descontos de até 40% para as suas compras.