Comprar ou alugar um apartamento: qual opção escolher?

24 outubro 2016

O mercado imobiliário brasileiro é robusto e costuma passar pelas crises econômicas sem maiores problemas. E isso ocorre por um motivo simples: todo mundo precisa de um teto para morar. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvida entre comprar ou alugar um apartamento. Confira o conteúdo a seguir para saber mais sobre as vantagens e desvantagens de cada opção.

Comprar um apartamento

Vantagens - Comprar um apartamento certamente tem diversas vantagens excelentes. A principal é a segurança e a comodidade de um imóvel próprio. Em momentos de crise, não é fácil manter o equilíbrio e a tranquilidade, principalmente se você precisa arcar com as despesas de aluguel. Mas quando você tem um imóvel é possível realocar os recursos do aluguel para outros destinos e aplicações.

Outro ponto é que você pode lucrar com o seu imóvel. Caso não deseje morar na unidade logo de cara, você pode locá-lo para outras pessoas e fazer dele um complemento de sua renda. E mesmo que ele seja utilizado como sua moradia, ainda há a possibilidade de lucrar bastante numa futura venda, pois imóveis sempre valorizam.

Por fim, você pode deixar a unidade personalizada de forma a atender suas necessidades. Como você é o proprietário, redecoração pode atender ao seu gosto pessoal. As mudanças ainda valorizam o patrimônio, sem a necessidade de prestar contas a ninguém, nem de utilizar seu dinheiro para melhorar a casa de outra pessoa.

Desvantagens - A desvantagem ao comprar um apartamento é que o processo de negociação até a compra pode levar um bom tempo. Caso você precise mudar imediatamente, isso pode ser um problema. Mas no caso da compra com um planejamento antecipado este tipo de contratempo não atrapalha a aquisição do seu novo lar.

Alugar um apartamento

Vantagens - A vantagem de alugar um apartamento é que você tem possibilidades de escolha. Outro ponto ao alugar um apartamento é que as despesas com problemas estruturais são exclusivas do proprietário e isso é uma preocupação a menos. Cupins, rachaduras ou infiltrações devem ser comunicados ao administrador e o dono é quem deve arcar com os custos para deixar a unidade completamente habitável.

Desvantagens - A principal desvantagem de alugar um apartamento é que você paga por algo que não é seu. Muitas pessoas consideram que isso é jogar dinheiro no lixo e essa visão não é completamente equivocada. De fato, essa quantia pode ser usada para pagar um financiamento, por exemplo, cujas parcelas não costumam ser muito mais caras do que os valores de locação.

Outro ponto a ser considerado é a instabilidade, pois o proprietário pode solicitar o imóvel de volta ao final do contrato ou até mesmo durante sua vigência (se arcar com a multa e se der o aviso com antecedência, é claro). Isso pode colocá-lo em maus lençóis e tirá-lo do local que você escolheu para viver, muitas vezes sem o tempo necessário para encontrar outra unidade para alugar.

E então, prefere comprar ou alugar um apartamento? Divida suas ideias conosco e compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório