MRV Engenharia reduz o consumo de madeira nas obras

20 agosto 2014

Árvores são preservadas através de mudanças dos processos construtivos da construtora.


483


A MRV Engenharia, há muito tempo, realiza suas ações balizadas por um amplo e sólido programa de planejamento ambiental, especialmente em 2014, que é o Ano da Sustentabilidade para a companhia. Alinhados a essa diretriz, uma mudança de conceito no projeto que consiste em substituir o processo construtivo da laje pré-moldada convencional para a aplicação da laje içada foi desenvolvido, com o objetivo de aumentar a produtividade e industrialização do canteiro de obras e oferecer uma opção para reduzir o consumo de insumos naturais que impactam o meio ambiente, tanto durante sua utilização como no descarte desses materiais. Para isso, um estudo foi realizado, envolvendo 211 obras da companhia, abrangendo o período entre janeiro de 2011 a agosto de 2014.


O total de lajes construídas pelas obras no período da pesquisa foi de 676.302,57m², tendo sido deixado de utilizar 30.063,32 m³ de madeira, equivalente a 6.013 caçambas desse material. Ao todo, além da economia financeira obtida, foram preservadas 425.312 árvores que seriam utilizadas para a fabricação de lajes pelo processo comum e foram poupadas ao optar-se pelo novo processo construtivo da laje içada.


“É um resultado muito positivo e demonstra o cuidado que a MRV Engenharia tem tratado a política de sustentabilidade dentro de nossa companhia, alinhando produtividade, qualidade e responsabilidade socioambiental. Vamos continuar trabalhando e seguindo as orientações das diretrizes governamentais, contribuindo continuamente para o meio ambiente e com as comunidades onde estamos inseridos”, destacou o gestor executivo de SSMA da MRV, José Luiz Esteves da Fonseca.


Além disso, outras ações sócio ambientais são realizadas pela MRV Engenharia para preservação do meio ambiente, como o plantio de árvores – em 2014 já foram plantadas cerca de 70mil mudas, realização de palestras de conscientização para os colaboradores, limpeza de rios, entre diversas outras iniciativas. Ao todo, foram mais de 189 milhões de reais em projetos sócio ambientais e de urbanização somente nos dois últimos exercícios.

Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório