Qual é a verdadeira quantidade de água no planeta?

14 março 2016

Você sabia que 71% de todo o planeta é preenchido por oceanos? Podemos imaginar nosso planeta como um conjunto de ilhas, totalmente cercadas por água. No entanto, se há tanta água no mundo, por que ouvimos o tempo todo que a água está acabando?



A distribuição de água no mundo


Apesar de tanta água, 98% de seu volume é impróprio para consumo, devido à grande concentração de sal. Restam então 2% de água doce para aproveitarmos, certo? Não! Parte da água doce existente está em geleiras e nos polos da Terra. A água que podemos consumir é encontrada em poços, aquíferos, lagos e rios, resultando em apenas 0,7% do volume de água de todo o planeta.


O grande problema


A quantidade de água no mundo não muda, já a forma como temos feito uso dela, faz com que esses 0,7% diminuam progressivamente. Todos sabemos que o número de pessoas no mundo vem crescendo consideravelmente, correspondendo a um aumento semelhante no consumo de água.


O maior problema da nossa água, no entanto, não é o aumento no consumo, mas sim da poluição e contaminação das fontes naturais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 80% dos casos de doenças em todo o mundo se devem à ingestão de água contaminada.


O que podemos fazer


Para garantir a sobrevivência da água no planeta, é preciso intensificar a conscientização da população, em especial das novas gerações. As crianças devem aprender, desde cedo, a praticar a ideia de evitar o desperdício de água, utilizando-a com responsabilidade.


Além disso, precisamos inovar: você já pensou em fontes alternativas de água?


Fontes alternativas de água


É fundamental o investimento em pesquisas sobre fontes alternativas de água, visando elevar a quantidade disponível para consumo. Medidas simples já podem, e devem, ser implementadas, como o aproveitamento da água de chuva e a reciclagem da água.


Em Israel, temos um exemplo excelente desse tipo de reciclagem. Por ser um país desértico, com pouca água disponível, eles desenvolveram práticas alternativas para um consumo consciente de água. Incentivando fortemente a economia do recurso e, ampliando o sistema de reciclagem, eles conseguiram, praticamente, dobrar a quantidade de água disponível no país! Atualmente, Israel consegue reutilizar 75% da água consumida. Um número bem alto, não é? Eles são destaque no mundo e uma inspiração para nós!


Além dessas alternativas, existe a possibilidade de construção de novos reservatórios de água para o abastecimento da população e a correta manutenção dos que já existem, como o da cidade de São Paulo. Esses reservatórios funcionam como grandes caixas-d'água, servindo para captar a água da chuva, e têm voltado a apresentar bons níveis de abastecimento.


Por último, podemos citar a possibilidade de dessalinização da água marinha, que é a retirada de toda a quantidade de sal da água para que se torne própria para consumo – uma técnica ainda de difícil implantação.


Todos temos grande responsabilidade sobre o modo como a água do nosso planeta é consumida. Se cada um fizer a sua parte, não haverá a falta desse que é o recurso mais importante para a vida de todos os seres.


Comente nosso post contando sua opinião sobre o consumo de água no planeta e o que acha das alternativas apresentadas!

Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório