Tipos de piso: tudo o que você precisa saber

04 março 2021

16 comentários
Piso laminado imitando madeira

Conhecer os tipos de piso é fundamental para que você acerte em cheio na escolha. Apesar de parecer uma atividade simples em um primeiro momento, saiba que existem diversos modelos e formatos no mercado que se encaixam, conforme as características de sua casa e o espaço disponível no local.

Sem contar que a variedade de cores e materiais permite tomar decisões baseadas no conceito de decoração particular de cada lar. Só assim será possível pensar, tanto na parte prática e funcional do piso quanto nas questões visuais.

Afinal, esses são fatores que fazem toda a diferença para quem está montando o cantinho dos sonhos. Está curioso? Fizemos uma lista com as principais informações sobre esses revestimos para tirar todas as suas dúvidas. Acompanhe!

A importância de fazer um planejamento

Antes de conhecer os principais tipos de piso, torna-se importante fazer um planejamento detalhado para tomar a melhor decisão. Afinal de contas, por ser um processo indispensável ao conforto da família, cada detalha é significativo e precisa ser feito de maneira cuidadosa.

Tenha em mente que não é regra usar o mesmo piso para todo o apartamento, por exemplo. Você pode optar por um material na sala, que é um ambiente de maior circulação, e outro para o quarto com uma proposta mais íntima e aconchegante.

Vale considerar outros pontos que vão, desde a circulação de pessoas em cada tipo de piso até o clima da região, de maneira geral. Em uma situação como essa, lugares mais quentes durante o ano combinam com pisos frios, e em áreas mais frias costuma ser interessante optar por combinações de madeira ou mármore.

os vários tipos de piso para revestimento

Ao avaliar o ambiente por completo, fica claro que tudo deve ser levado em consideração, quando se trata de escolher o piso adequado. Pesquise sobre detalhes técnicos também, como o melhor procedimento de instalação, a necessidade de manutenção e a durabilidade, de acordo com as características de uso. Veja, a seguir, os tipos de piso!

Pisos de cerâmica

Esses pisos são uma opção econômica, além de serem fáceis de limpar e não mancharem, podendo ser utilizados nos diferentes cômodos da casa. Existem modelos esmaltados, foscos, lisos, marmorizados, imitando tijolos, madeiras, mosaicos e pedras.

Laminados 

Os laminados são placas muito finas de 8 mm, com revestimentos de fórmico, além de impressão de cores e texturas de madeira. A vantagem é a sua rápida instalação quando nivelados e aplicados sobre pisos já existentes. Além do mais, seu valor é mais acessível do que dos pisos de madeira de verdade. No entanto, eles podem não ser muito resistentes, principalmente quando expostos à água ou umidade.

Cimento queimado

Essa opção garante um visual mais contemporâneo e rústico, contendo diversas cores disponíveis. É mais indicado para os espaços menores e áreas internas, porque pode ficar escorregadio na parte externa de sua casa. No entanto, o efeito manchado e as trincas são inevitáveis, nesse tipo de material. 

Porcelanato 

O porcelanato está se popularizando e ficando cada vez mais acessível. Possui muitas vantagens: é durável, de instalação prática e com peças grandes. Existem muitos modelos, podendo ter o acabamento fosco e irregular, liso e brilhante, com esmalte ou sem. Também imita a fibra natural. É indicado para o espaço interno e externo da casa, e até para revestir paredes. 

Ladrilho hidráulico

Esses ladrilhos têm fabricação artesanal, com desenhos personalizados. E quanto mais personalizado for, maior será o preço. Pelo fato de ser algo artesanal, pode haver diferença na coloração dos ladrilhos — mas isso garante que cada peça seja única. No entanto, é preciso escolher bem a mão de obra, visto que ela tem que ser muito cuidadosa.

Granilite

Quando esse piso é liso, é indicado para muitos ambientes, como os rústicos, externos e internos. O granilite é uma massa de cimento que contém pedaços de pedras de tamanhos variados. Há também uma vasta opção de cores. A desvantagem é que pode trincar, com o passar do tempo. Porém, é possível restaurá-lo e é muito fácil de limpar.

Taco de madeira

O taco de madeira não é mais usado como antes, porém é uma boa opção para deixar o ambiente mais fresco no verão e mais aquecido durante o inverno. São blocos de madeira de diferentes tamanhos, de 30 cm até 50 cm de comprimento, sendo que as larguras podem variar. A instalação é difícil e demorada e, em longo prazo, a manutenção se torna cara. Porém, há tamanhos e cores para todos os gostos, com muitos formatos e desenhos.

Assoalho

O assoalho são tábuas, contendo 6 m de comprimento e 2 cm de espessura — que são colocadas contra o piso e parafusadas. Podem ser feitas de várias madeiras, como a tauari, ipê e cumuaru. As principais vantagens são a resistência, o conforto térmico e a durabilidade. Quando a instalação é feita corretamente, pode durar até 30 anos. Além disso, conta com uma grande variedade de cores.

Dicas para escolher o piso adequado

Diante de tantos tipos de piso, bate aquela dúvida na hora de identificar o que vai trazer conforto, praticidade e beleza para sua casa, não é mesmo? Então, além de avaliar as questões técnicas que citamos anteriormente, também se torna necessário fazer uma lista, antes de escolher o piso adequado. 

Afinal de contas, nem sempre o modelo mais caro ou o mais bonito, na sua concepção, vai servir para o ambiente de sua casa. Quem tem crianças em casa ou pets, precisa ficar de olho também na capacidade antiderrapante do material, como forma de evitar acidentes, em longo prazo. Veja as dicas para escolher o piso adequado, a seguir! 

Tenha atenção com as cores

Assim como os demais detalhes de decoração da casa, o piso também deve ser uma identidade visual elegante, dentro da paleta de cores escolhida na decoração e que tenha tudo a ver com a personalidade dos moradores. Uma boa sugestão, nesse caso — que faz parte de tendências atemporais — é apostar no piso com tons claros em bege.

A grande vantagem é que são muito versáteis, fáceis de limpar e tornam o ambiente mais amplo, visualmente, e com a sensação de arejado. Sem contar que os pisos em cartelas de cores claras são um ponto que ajuda a destacar as outras cores e móveis do ambiente em que estão inseridos.

Já os pisos escuros são considerados verdadeiros clássicos para quem deseja trazer um ar de sofisticação, mesmo em apartamentos pequenos. Tenha cuidado apenas com as outras cores escolhidas para a pintura das paredes e dos móveis, para não criar um ambiente muito carregado. A madeira, por exemplo, é uma boa escolha, por passar a sensação de amplitude em contraste com paredes claras.

Avalie cuidadosamente o rodapé

Poucas pessoas prestam realmente atenção no rodapé, durante a escolha do piso. No entanto, não se trata apenas de um detalhe de decoração: o rodapé também tem uma importante função de acabamento. Aqui, você pode apostar no básico e combiná-lo com a mesma cor do revestimento ou o mesmo material.

Outra opção bastante interessante é fazer um contraponto de bom gosto com as portas e soleiras, que costuma ser muito agradável, visualmente. Agora, se a sua família gosta de artigos de decoração com bastante personalidade, o melhor caminho envolve criar contrastes com tonalidades mais chamativas.

Capriche na escolha do rejunte

Ao pesquisar por diferentes tipos de piso, é comum se deparar com a necessidade de escolher também o rejunte. Ele ocupa aqueles pequenos espaços entre o revestimento e serve como a base que sustenta o material. Na prática, evita quebras do piso, excesso de sujeira e até infiltrações em áreas que tendem a ficar molhadas.

O mais indicado, aqui, é fazer a escolha do rejunte depois de comprar o piso adequado. Assim, fica mais simples combinar as cores e o material ideal, na hora da instalação.

Calcule a quantidade de material

Quando se trata de colocar piso em casa, a quantidade de material deve ser pensada, previamente. Então, antes de comprar qualquer tipo de piso, tire as medidas de onde o piso será instalado e conte com a ajuda do profissional envolvido no serviço para definir a quantidade necessária.

Lembre-se de que é indispensável sempre comprar, pelo menos, 10% a mais, para o caso de ser preciso fazer reposições por peças quebradas ou lidar com qualquer outro tipo de imprevistos e testes.

Os cálculos também precisam ser bastante exatos. Quem trabalha com esse tipo de serviço sabe fazê-los, só de “bater o olho” e com as ferramentas certas. Ou seja, isso evita o retrabalho de ter que ir várias vezes até as lojas de materiais de construção e torna possível fazer um orçamento dentro de suas possibilidades.

Conte com a ajuda de um profissional experiente

Por mais que as pesquisas sobre o assunto tragam conhecimentos sobre a instalação de pisos, a mão na massa desse tipo de serviço costuma ser muito mais trabalhosa do que parece. Sendo assim, exige a ajuda de um profissional experiente.

Na prática, a boa colocação das peças demanda capricho e concentração, para garantir a harmonização visual, o conforto, a qualidade do ambiente e, acima de tudo, a segurança. Mas, é claro que é importante acompanhar cada detalhe de perto, como forma de garantir que tudo fique do jeitinho que a família idealizou.

Agora que você já conhece as informações mais importantes sobre os tipos de piso, basta analisar quais são suas preferências e necessidades. O segredo, nesse caso, está em investir em pesquisas sobre durabilidade e qualidade dos materiais, para identificar o que melhor vai atender às expectativas de sua família e impactar positivamente na decoração.

Gostou das informações do artigo? Então, deixe seu comentário no post e nos conte qual o tipo de piso está no topo da sua lista de preferências.

Comentários

EUDE
EUDE disse: 28 setembro 2019
Olá, tudo bem? qual a cor do piso laminado que vcs estão usando atualmente? Bjos
MRV
MRV disse: 07 outubro 2019
Olá Eude!

O nosso laminado é o Laminado Linha Spot- Carvalho, da Durafloor. Para ficar por dentro de todas as novidades sobre Decoração e Dicas domésticas, acompanhe o nosso blog, pois sempre temos conteúdo que irão facilitar a sua vida no dia a dia!
Maria Gilderlania da Conceição
Maria Gilderlania da Conceição disse: 17 outubro 2019
Piso nivelado sem revestimento, q tipo de piso é? É no grosso ?
MRV
MRV disse: 08 novembro 2019
Olá Maria Gilderlania!
Sim é isso mesmo.
Valeria venancio
Valeria venancio disse: 30 janeiro 2020
Ola queria saber qual revestimento foi usado no comdominio spazio campo bianco ,queria completar o restante da parede ate o teto
MRV
MRV disse: 11 maio 2020
Olá Valeria, como vai?

Neste caso, como se trata de uma dúvida específica de um empreendimento, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, WhatsApp ou telefone 4005-1313, para poder te ajudar! Aguardamos o seu contato!

Paloma Burgo Santos
Paloma Burgo Santos disse: 02 maio 2020
Qual é o nome do azulejo branco usado na cozinha e banheiro do condomínio Parque Gran America.
MRV
MRV disse: 11 maio 2020
Olá Paloma, como vai?

Você pode entrar em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, WhatsApp ou telefone 4005-1313 e explicar a sua dúvida para o nosso atendente virtual!

Marianna Dutra
Marianna Dutra disse: 03 agosto 2020
Olá! Eu gostaria de saber qual é o piso cerâmico que vocês estão usando na sala e na cozinha atualmente?
MRV
MRV disse: 04 agosto 2020
Olá Mariana, como vai?

Para saber mais detalhes sobre o nosso Kit Acabamentos, você pode entrar em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV e descobrir todas as possibilidades que temos para os nossos clientes. Aguardamos o seu contato!
Jander
Jander disse: 26 janeiro 2021
BomDia. Conseguem me informa o modelo do piso padrão utilizado nós apartamentos do Condomínio Melior no Buritis (construção de 2011). Não consegui nenhum documento no prédio q indique o modelo. No aguardo!
MRV
MRV disse: 26 janeiro 2021
Olá Jander, como vai?

Você é um cliente MRV? Se sim, a melhor forma de obter informações sobre seu apartamento é acessando a PlataformaMRV para tirar todas as suas dúvidas e ter acesso a todos os serviços que oferecemos aos nossos clientes!
Angela Patrícia
Angela Patrícia disse: 26 abril 2021
Olá bom dia. Meu Apto. será entregue com o piso laminado padrão MRV. Gostaria de saber se é possível solicitar que ele seja entregue apenas nivelado pois tenho interesse em colocar o Vinílico.
MRV
MRV disse: 30 abril 2021
Olá Angela, tudo bem?

Neste caso, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente pela Plataforma MRV ou no facebook do MRV Responde e informe sua dúvida para nossa equipe de atendimento possa te ajudar!
Dominique Normand
Dominique Normand disse: 07 dezembro 2021
Bom dia! Moro no Spazio San Conrado construção da MRV em São Paulo, Morumbi. Onde posso comprar peças de cerâmica da área externa cobertura, tamanho 33,5 X 33,5 ? Atenciosamente Dominique
MRV
MRV disse: 15 dezembro 2021
Olá Dominique, tudo bem?
Você pode encontrar várias soluções de acabamento em nossa página Kit Acabamentos. Temos um mundo de opções para você escolher e transformar o seu apartamento do jeito que você sempre sonhou. Aguardamos o seu contato! 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório