Uma sala, dois ambientes

03 março 2017

Muitas salas costumam exercer o papel de estar e home theater. Sendo assim, é preciso que o ambiente se adeque para que as duas funções não interfiram uma na outra. É importante ter, ao mesmo tempo, um espaço confortável para uma boa conversa entre amigos e família, porém, que também seja agradável e aconchegante para assistir a um bom filme.



Sala de estar e home theater do Decorado Terrazzo Sion. O espaço tem seu mobiliário bem organizado, propiciando um ambiente agradável para conversas.


De acordo com a arquiteta Luciana Araújo, sócia-proprietária do escritório Óbvio Arquitetura, para que o espaço seja bem dividido, o mais importante é organizar a disposição do mobiliário de forma que o cliente não tenha apenas um sofá voltado para a televisão. “É necessário pensar no espaço como uma sala de estar. Desta forma, para que o ambiente seja propício para uma conversa, disponha pelo menos uma poltrona voltada para o sofá. Se conseguir mais de uma, é o ideal. Pensar num local para apoiar petiscos também é muito importante. Se não conseguir espaço para uma mesa de centro, pode utilizar o móvel da TV, um banco ou uma mesa lateral”, explica.


Luciana Araújo ressalta que a primeira escolha a ser feita, sem dúvida, é por um sofá confortável, porém é necessário que se tome cuidado com os modelos retráteis, pois costumam ser muito atrativos por sua funcionalidade, mas, por seu tamanho, podem preencher muito espaço no ambiente, comprometendo a proporção da sala. “Verifique as medidas para que não atrapalhe a circulação e deixe também um local para algum apoio para petiscos. Se a sala for pequena e não tiver espaço para mesa de centro, utilize uma mesa lateral de apoio. Hoje em dia existem mesas laterais menores que podem ser utilizadas na frente do sofá também. Os bancos também são ótimos aliados para este tipo de espaço, porque servem como assentos, apoios de pé e como um local para apoiar uma bandeja em locais menores”, descreve.


A arquiteta Carmen Calixto também aposta no sofá como o grande curinga para a disposição do ambiente, além do uso de bons tecidos para compor a decoração. “Os tecidos a serem escolhidos para os sofás e poltronas devem ser confortáveis ao toque e resistentes, pois no home theater, o usuário passa muito tempo sobre o sofá. É superimportante que os tecidos sejam impermeabilizados, para resistir ao dia a dia. Os tapetes são muito recomendados para esse tipo de ambiente, pois, além de deixarem o espaço mais aconchegante, também auxiliam na acústica. As cortinas devem ter o black-out independente do tecido, para que possa ser usado apenas para ver TV”, afirma.


Como os apartamentos de hoje estão cada vez menores é comum transformar os ambientes em espaços multifuncionais e, para isso, é necessário saber adequar a decoração.


“Para conseguir um resultado eficaz, é importante saber unir os usos e projetar o espaço de forma que consiga aproveitar melhor o ambiente, com o estudo de cores, proporção e funcionalidade. Sem dúvida, desta forma, conseguirá atingir todos os objetivos propostos, porém não é algo fácil de fazer e, por isso, a contratação de um profissional é sempre indicado para evitar a frustração e compras desnecessárias”, destaca Luciana Araújo.



 Decorado Gran VitóriaNo Decorado Reserva Gran Vitória, a mesinha, ao lado sofá, além de ser um item de decoração, funciona como suporte para petiscos.

Carmen Calixto também foca na importância de um bom planejamento para conseguir aproveitar, com eficácia, as várias funções de um só ambiente. “É importante que os ambientes sejam bem planejados para se tornarem espaços multifuncionais. Com um bom projeto e um bom planejamento, podemos aproveitar ao máximo o potencial de cada área e permitir que tenha a melhor utilização possível”, encerra.


Para mais dicas, continue acompanhando nosso blog. Clique aqui e veja fotos de outros decorados e se inspire.

“Texto adaptado – Mão Dupla Comunicação”.
Imagem galeria
Imagem galeria
Imagem galeria

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório