Pequeno e confortável

23 abril 2010

Decorar pequenos espaços exige muita criatividade para otimizar o tamanho dos ambientes. Cômodos compactos estão cada vez mais comuns nas cidades brasileiras, onde os imóveis se valorizam com o passar do tempo. Com isso, o arquiteto e o decorador têm o importante desafio de sugerir ideias e elaborar projetos para proporcionar mais leveza e conforto em áreas reduzidas.

De acordo com a arquiteta Vanessa Trad, tentar utilizar mobiliários flexíveis é o primeiro passo. Eles precisam ter várias funções como, por exemplo, um sofá cama, uma estante que sirva tanto para guardar livros como para fazer a divisória de um ambiente, uma mesa que sirva de apoio assim como para trabalho ou refeições, explica.

Outra dica da arquiteta é saber organizar os ambientes. Tudo que não fizer parte da decoração não deve estar aparente. Evite estantes abertas para colocar a bagunça. opte por um armário fechado com portas espelhadas. O espelho é um elemento essencial em apartamentos pequenos, pois é capaz de duplicar o tamanho do ambiente, dando a sensação de estarmos em um lugar maior, orienta Vanessa.

Segundo a profissional, a escolha das cores do mobiliário e das paredes também são pontos importantíssimos na hora de decorar. Vanessa Trad explica que não há dúvida em dizer que as cores influenciam diretamente nos ambientes: as claras abrem os espaços, dando a ilusão de amplitude e as escuras ou quentes criam espaços mais intimistas, tornando acolhedores os ambientes grandes.

Dentre os pontos mais importantes para dar sensação de amplitude aos espaços está uma boa iluminação. Nada pior do que uma casa pequena e além de tudo mal iluminada. A luz tem o poder de transformar ambientes, e no caso dos pequenos espaços, o mais indicado é que faça uma iluminação aberta e com poucos pontos focais, pontua.

As portas e janelas também têm um papel fundamental, segundo a arquiteta. Podemos aplicar o principio também de que quanto mais portas de correr na casa, menos espaços perdidos. Isso vale tanto para portas de armários como para janelas e portas externas.

Fonte: CorreioWeb, por Vanessa Aquino

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório