Como organizar a nova casa depois da mudança?

15 setembro 2022

Família reunida para organizar a casa depois da mudança

Ter a casa nova do jeitinho que você sonhou e cheia de estilo é um verdadeiro sonho. No entanto, para que isso aconteça de maneira dinâmica, torna-se importante saber como organizar a mudança e se planejar na hora de colocar tudo em seu devido lugar.

O grande segredo está em avaliar minuciosamente a disposição dos espaços, com o objetivo de deixá-los personalizados e aproveitar cada cantinho ao máximo com bastante funcionalidade. Sem contar que, com esse olhar estratégico, fica muito mais simples entender o que é necessário comprar e não sobrecarregar a decoração escolhida.

Quer saber mais? Vamos mostrar como organizar a mudança e os detalhes da casa nova. Acompanhe!

Controle a ansiedade durante o processo

O impulso de deixar tudo pronto o mais rápido possível pode atrapalhar os planos de quem acabou de se mudar. Afinal de contas, sempre existe a chance de imprevistos acontecerem, e esse é o momento de ter paciência. Se tiver se mudado para uma casa maior do que a anterior, vale considerar os espaços extras com o objetivo de transformá-los em algo funcional, como um ambiente de home office ou um cantinho do café, por exemplo.

Agora, quando a mudança é para uma casa ou apartamento mais compacto, o desafio será aproveitar o espaço da maneira mais inteligente possível, para que todos os seus pertences sejam perfeitamente acomodados.

Crie uma agenda e planeje quantos dias serão necessários para colocar a mudança em ordem sem ansiedade. Tudo depende do número de coisas que você precisará desencaixotar e organizar. Para espaços menores, uma semana deve ser o suficiente. Você também pode recorrer aos amigos e familiares e prever em quais dias poderá ter uma ajuda extra. Não se sobrecarregue, é melhor ir realizando as tarefas com zelo, para no final tudo estar perfeito.

Tenha ordem de prioridade do que fazer depois da mudança

Decida por ordem de prioridade qual a sequência de cômodos que você seguirá organizando. Se, na hora da mudança, não tiver separado uma caixa com as roupas para a semana, o quarto deverá ser o primeiro. Se, ao contrário, já tiver organizado suas roupas para os primeiros dias, então talvez seja melhor começar pela cozinha. Se possuir livros demais, poderá dar prioridade ao seu escritório ou biblioteca.

Tudo varia conforme a necessidade e os seus hábitos de vida. Quem tem crianças pequenas, por exemplo, precisa ter atenção especial ao montar um espaço de recreação para que elas se distraiam enquanto a arrumação acontece.

Outro ponto importante envolve liberar as principais passagens. Por exemplo, ao acordar, será preciso ir ao banheiro e tomar um banho. Quanto mais desocupado de caixas e alinhado o espaço estiver, mais rápido será realizar essa tarefa e prosseguir com as atividades.

Conte com acessórios

Tenha em mente que tudo que está nas caixas deverá ser guardado em algum lugar. Há armários suficientes? Estabeleça um objetivo para cada um deles. Antes de desempacotar qualquer coisa, pergunte-se se sua roupa de cama, toalhas, casacos, roupas do dia a dia e sapatos estarão no mesmo cômodo.

Há prateleiras, gavetas e cabides suficientes? Prepare os armários para que eles trabalhem pra você. Em função disso, adicione alguns acessórios que auxiliam na organização de armários, como cabides organizadores, sacos organizadores a vácuo, organizadores de gavetas e caixas transparentes. Outra dica é comprar uma arara ou cesto com rodinhas para colocar os itens que precisam respirar.

Veja dicas de como organizar a mudança

Nos primeiros dias depois da mudança, é quase impossível usar a cozinha. Então, é melhor nem tentar fazer isso. Deixe pratos, talheres, copos e panelas que a família utiliza no dia a dia nas partes mais acessíveis dos armários. Nos armários mais altos, devem ficar os utensílios usados apenas em ocasiões especiais.

Compre alguns potes de plástico maiores para abrigar os menores e separe um pote maior para organizar as tampas. Os vasilhames de plástico são muito práticos para guardar e congelar alimentos.

Além disso, separe um armário só para armazenar alimentos. Estoque os alimentos mais pesados na última prateleira e os mais utilizados nas prateleiras mais altas.

Caso não consiga separar de imediato um espaço para cozinhar. Organize-se para levar comida pronta ou pedir por delivery. Vale ressaltar também a importância de tentar ao máximo não acumular caixas em ambientes menores. Isso porque, mesmo que elas não sejam volumosas, podem complicar o momento de transitar e até mesmo o ato de separar os objetos de forma estratégica.

Quarto da sua nova casa

Cabides de metal podem estragar suas roupas. Invista em cabides de plástico ou madeira. Para uma organização mais eficaz, você pode padronizar seus cabides para roupas e ter modelos diferentes para cintos, colares, gravatas e lenços.

As sapateiras permitem escolher o sapato do dia sem precisar abrir várias caixas para encontrá-lo. Porém, aqueles sapatos que você usa apenas em ocasiões especiais poderão ser guardados dentro das próprias caixas, no piso do guarda-roupa. Deixe na sapateira apenas os sapatos de uso frequente.

Organizando as roupas

Aproveite a oportunidade para agrupar suas roupas, baseando-se na maneira como você as usa e na frequência de utilização. Divida-as por cores, por estação ou em roupas para trabalhar, passear, ficar em casa ou fazer esportes. As peças de roupas sazonais devem ser protegidas por capas plásticas sobre o cabide.

Blusas de lã podem ser guardadas em sacos plásticos transparentes e alocadas nas partes mais altas do seu armário, se o espaço disponível nas gavetas não for suficiente. Não encha demais as gavetas. Deixe sempre um espaço para que elas possam ser fechadas com facilidade e não coloque nelas objetos muito pesados, pois eles podem fazer com que o fundo da gaveta descole.

Rotina em sua nova casa 

Organização é uma ciência que demanda disciplina. Assim, faça um cronograma com as tarefas domésticas. Cada lar tem sua própria rotina, basta que você determine qual a frequência ideal para realizar suas tarefas. Uma boa sugestão é fixar o cronograma na cozinha ou na área de serviço e começar a vida na casa nova com o pé direito. Veja a seguir alguns exemplos:

  • fazer uma boa faxina uma vez por mês, que inclua limpar azulejos, cortinas, portas, batentes, vidros e geladeiras;
  • trocar lençóis uma vez por semana;
  • trocar toalhas duas vezes por semana;
  • passar aspirador de pó em tapetes e carpetes em dias intercalados;
  • lavar e passar as roupas uma vez por semana.

Caixa de itens básicos

A caixa de itens básicos funciona como um verdadeiro kit de sobrevivência durante a organização da mudança. Pense como se você e sua família fossem participar de uma viagem e separe tudo o que for necessário para uso. Então, leve o pijama para dormir, calçados confortáveis, toalha de banho, itens de higiene, roupas confortáveis, casacos práticos e remédios.

Assim, é possível ter dias muito mais produtivos sem precisar revirar as caixas por precisar de um chinelo para tomar banho, por exemplo. Sem contar que, se for preciso sair para ir ao supermercado ou comprar algo simples de última hora, todos já ficam devidamente preparados.

Uma ideia bacana é guardar suas coisas de uso pessoal em algo prático, como uma mochila ou uma mala que possa ficar sempre por perto.

Anotação das tarefas

Planejamento nunca é demais quando se trata de entender como organizar a mudança na casa nova. Por esse motivo, tenha sempre por perto um caderno para a anotação de tarefas em ordem de necessidade e importância.

Esse processo é indispensável por conta das coisas que aparecem de última hora e acabam distraindo de tudo o que deve ser cumprido e da ordem de urgência.

Agora ficou claro como organizar a mudança da melhor maneira possível. O que mais desejamos ao chegar na casa nova é deixá-la com cara de lar, e isso exige se planejar e conhecer bem o espaço disponível.

Como resultado, torna-se mais simples criar um estilo próprio na
decoração, evitar acúmulos que deixam os cômodos desconfortáveis e ter itens cada vez mais personalizados e funcionais.

Gostou das informações do artigo? Então, entre em contato com a MRV para entender como realizar o sonho da casa própria com condições que se encaixam nas suas possibilidades.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório