As espécies de plantas mais adequadas para cada ambiente

21 outubro 2010



Antes de optar pelos vasos de sua residência, é preciso levar em conta alguns cuidados que serão fundamentais para o sucesso das suas plantas. A paisagista Gigi Botelho explica que o principal é ter em mente se o local recebe ou não luz direta do sol, se a área é coberta ou ao ar livre, entre outros fatores.

Para facilitar na escolha, Gigi indica algumas espécies que normalmente vão bem em alguns ambientes, dentro ou fora de casa. Veja abaixo as sugestões e acerte na escolha:

- No portão da entrada de casa: buxinhos, ficcus, azulzinho e minirrosas são opções interessantes que vão bem em locais externos que recebem muita luz. Uma boa ideia é colocar dois vasos, um em cada lado do portão. Só não vale bloquear toda a calçada, já que este local de circulação é público.

- No jardim de inverno: dentro de casa fique com espécies como o pacova,bromélias, espada de são Jorge, lírio da paz. Todas elas resistem bem à ausência de luz direta.

- No banheiro: como o local tem muita umidade, recebendo pouca luz e ventilação, boas escolhas são cactus ou violetas. Outra idéia é investir em vasos com flores de corte, como lírios ou até flores do campo. “Gosto também de brincar com o inusitado, colocando pés de alface em suportes de vidro com forração de pedriscos, fica um charme”, diz Gigi.

- Na sala de estar: aposte em orquídeas, azaléias, lírio orange, licualas, samambaias e calatéias. Todas são espécies de sombra que vão crescer vigorosas nos espaços internos.

- Na cozinha: neste ambiente, um vasinho com pimenta, ou ainda, temperos e ervas, como manjericão, alecrim e agrião sempre combinam muito bem. Se a ideia for investir nas flores, boas escolhas são azaléias e lírio orange.

- Na varanda ou terraço: arbustos como ixora, hibisco, cróton, ficus e moréia, além de trepadeiras como alamanda e bougainville são perfeitos para ambiente onde o vento é constante e o sol intenso. Se quiser um efeito de jardim europeu, murtas, pinheiros e palmeira Bismark, são também muito elegantes.

- Na área da piscina: por ser ensolarado, o ambiente combina com palmeira, rosas, gerânios e árvores frutíferas como jabuticabeira e limoeiro.

Fonte: Imovelweb

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório