Quarto irado

15 abril 2011

Na fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta, o quarto se transforma em um verdadeiro refúgio. Para o adolescente, esse espaço torna-se o seu mundo. É onde, inclusive, ele recebe seus amigos. Portanto, a decoração tem que corresponder à sua idade.

Na hora de decorar o quarto dos adolescentes, os pais devem deixar que eles participem das decisões e façam escolhas de acordo com seus gostos, influências e comportamento. Afinal, é nesse ambiente que ele vai lidar com os conflitos e indecisões inerentes a essa fase do desenvolvimento humano.

A arquiteta de interiores Renata Basques dá dicas para os pais economizarem ao investir na decoração do quarto dos filhos. O importante é não ter peças pequenas. Dê preferência, por exemplo, às camas Box que podem ser reutilizadas modificando apenas as colchas, adaptando uma cabeceira, entre outros, explica.

Segundo Renata, as cores também têm uma função importante para o sucesso dessa mudança. Podemos laquear móveis antigos com cores modernas, pintar paredes e adaptar novas portas de armários”. O resultado é incrível, como você pode conferir nas fotos do antes e depois de um quarto adolescente executado pela arquiteta.

Outra dúvida que paira a cabeça dos pais é quando se deve fazer essa mudança da decoração. Renata Basques afirma que a transformação nesse espaço deve ocorrer a partir dos 12 anos. Nessa época, as mudanças no corpo já são significativas, diz. Porém, ela ressalta que quando as mudanças de comportamento começam a serem notadas é o momento ideal para uma reformulação no espaço do adolescente.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório