Eternizando momentos

10 novembro 2011

Os porta-retratos trazem lembranças de momentos e pessoas especiais, além de conferir aconchego ao lar. Algumas dicas ajudam a não sobrecarregar o ambiente na hora de inserir este acessório na casa.

Bloco espelhado com porta retrato com a foto de um casal se beijando, vaso de flor vermelho ao lado e um sofá.

Não se sabe ao certo quando eles surgiram ou quem os inventou, mas os porta-retratos são encontrados em praticamente todas as casas. É raro adentrar em uma residência e não os ver logo na sala, recepcionando os visitantes, contanto a história da família, revelando os traços de cada pessoa que compõe aquele lar.

Pode-se dizer que o porta-retrato é muito mais que um mero item decorativo, é parte essencial de uma casa, pois a personaliza de forma única, diferenciando-a de qualquer outra. Se a mesma moldura deste acessório pode ser encontrada em vários lares, o mesmo não acontece com a foto nele colocada. Por isso, esse objeto se torna único, individual.

Mas, na hora de escolher o porta-retrato que irá compor a decoração da casa é importante ficar de olho em algumas dicas, para que haja harmonia no espaço. “Acho interessante inserir este objeto na sala de visita, para mostrar às pessoas a identidade dos moradores e da casa ou no quarto. Outra opção é usar o porta-retrato no home office, para que naquele momento ruim, as pessoas se lembrem da família e se empenhem em fazer o melhor trabalho possível, vencendo as dificuldades. Pode parecer bobagem, mas esse simples ato dá ânimo e motivação”, ressalta a designer Iarasantos.

Quarto com cama de casal, edredom, travesseiros, mesa de cabeceira, móvel lateral, cabeceira preta e cortina branca.

Quando bem explorado, o acessório atrai olhares e pode até render uma boa prosa sobre lembranças e, logo, uma tarde agradável. Além disso, ele confere aconchego ao lar e, ainda, materializa para sempre momentos especiais.  Segundo Iara, não existem regras para lançar mão do objeto no lar, mas é preciso ter bom senso: “Pode-se usar os porta-retratos com moldura e design diferentes, desde que haja harmonia. Os mais simples são indicados, assim a foto fica em primeiro plano e rouba os olhares”, ensina a profissional.

Aliás, Iara também chama a atenção para a escolha das fotos colocadas nesse acessório. “As fotos devem ser interessantes e verdadeiras. Colocar fotos que marquem várias fases de uma pessoa é uma ótima opção, pois mostra a evolução dela ao longo da vida. Além de causar aquela sensação boa de saudade e trazer à tona lembranças esquecidas de momentos felizes. As fotos podem ser coloridas ou em preto e branco, isso vai depender da decoração do espaço”, destaca a designer.

Com todas essas dicas, basta analisar qual é o melhor porta-retrato para o lar, avaliar a melhor combinação de fotos em relação à decoração do ambiente, para que este não cause cansaço visual e pronto: é hora de conferir o resultado e ver como o espaço ficou mais bonito, aconchegante e personalizado.

Fonte: Mão Dupla Comunicação

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório