Cuidados com a casa

14 novembro 2011

Fazer a manutenção periódica do apartamento ou da casa é essencial para que o imóvel acolha confortavelmente a família, e também evita a desvalorização com o decorrer do tempo. No caso de imóveis novos, antes de qualquer procedimento de manutenção é imprescindível consultar o manual do proprietário, que é entregue pela construtora, junto com as chaves.


Quando se trata de imóveis antigos – construídos há dez ou mais anos, é complicado obter o acesso às informações sobre as estruturas e a rede hidráulica, por exemplo, mas a presença de um profissional pode evitar que a simples colocação de um prego cause um transtorno importante, como furar o cano condutor de água.


Nos casos de reforma de imóveis antigos, cujos manuais se perderam ou jamais existiram, o profissional da construção – empreiteiro de obras qualificado, engenheiro, arquiteto, tem conhecimento para identificar quais os pontos críticos do imóvel, e assim evitar que alterações numa parede prejudiquem a estrutura ou danifiquem os condutores hidráulicos e elétricos.


Junto com as chaves de um imóvel novo, o proprietário recebe o manual com informações importantes sobre o bem que acaba de adquirir, em muitos casos, para toda a vida. Embora seja de grande utilidade o documento, alguns ignoram que ele existe, displicência capaz de provocar estragos, pois ele traz informações sobre prazos para manutenção da caixa de gordura, do equipamento de combate a incêndio e outras dicas importantes. É fundamental também conservar a pintura, que deve ser retocada a cada dois anos, inclusive em fachadas de edifícios.


Fonte: Site Imóvel Web/ Portal R7

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório