Decoração pronta para o Natal

26 novembro 2011

A sala de jantar e o estar são os ambientes mais requisitados no Natal. Tudo acontece nesses espaços: a ceia, o amigo oculto, as conversas. Por isso, a decoração precisa ser acolhedora. É possível transformar esses ambientes sem obras e causar boa impressão!





O Natal está chegando. É hora de as pessoas receberem amigos e familiares em suas casas para confraternizar uma das datas mais importantes do ano. Esse período é repleto de festas, muitas comemorações e principalmente comilança. Por isso, o estar e a sala de jantar são muito badalados. As famílias organizam amigos ocultos, grandes ceias e todos se reúnem nesses espaços. Sendo assim, eles precisam estar com a decoração em dia. As arquitetas Sandra Diniz e Marina Dubal dão dicas preciosas para deixar o estar e a sala de jantar mais atraentes e aconchegantes,  sem que não seja necessária a realização de obras.


Segundo Marina, o primeiro passo para ambos os ambientes é o estudo do layout: “Ele vai dizer se o espaço está organizado. Isso é determinante para transmitir a sensação de aconchego. Móveis fora do lugar, atrapalhando a circulação ou mal dimensionados, podem afetar o equilíbrio”, defende. Depois dessa etapa, é hora de abusar da criatividade. Os tapetes são essenciais para delimitar ambientes e deixa-los mais aconchegantes, inclusive acusticamente. “Os lisos ou listrados são ideais para espaços pequenos. Nos ambientes maiores, pode-se usar os estampados, com mais cores”, recomenda a profissional.


Além do tapete, o papel de parede é outra opção com bom custo x benefício. “Papéis de parede e texturas também são bem vindos. Abusar de cores marcantes combinando com o sofá ou cadeiras também é uma boa alternativa”, ensina Sandra. Já Marina, lembra que “os papéis de parede vinílicos são indicados para áreas de maior circulação, e para quem tem criança ou animais de estimação em casa. As texturas são mais aconselhadas, sobretudo quando a parede for muito grande. As estampas podem cansar com o tempo”.





No caso específico da sala de jantar, a protagonista das comemorações de Natal, a mesa pode ganhar combinações inusitadas. “Se esta for quadrada ou retangular fica legal mesclar as cadeiras com um banco ou até mesmo utilizar dois tipos diferentes de cadeiras. Outra ideia é usar o espelho forrando toda a parede em um dos cantos da sala. Assim, a sensação é de que o espaço é maior”, explica Sandra. Marina destaca a moda do momento: “A tendência é lançar mão de peças de madeira com detalhes em textura natural, como palhas nas cadeiras. As mesas têm cada vez menos detalhes, priorizando o design minimalista e valorizando a madeira”.


O estar também é importante nas festas e deve ser mais que charmoso. Por isso, a dica é abusar das combinações. “Um sofá na cor neutra ficará muito quando inserido próximo a uma poltrona colorida, até estampada. Aqui, almofadas e cortinas podem fazer toda a diferença. Caso a TV esteja no estar, pode-se criar um painel em madeira, em laca ou lâmina, e pintar a parede de forma que a nuance escolhida combine de forma harmônica com o a painel”, ressalta Sandra. Já Marina, observa que “estofados de linhas retas, e soltos do piso, podem ser conjugados com poltronas e cadeiras antigas ou de design”.





Assim como no vestuário, na sala de jantar e no estar os acessórios podem fazer toda a diferença. “Os adornos devem contar a história dos moradores e expressar sua identidade. Dê preferência para quadros de arte. Algumas peças como vasos são boas pedidas, sobretudo quando acompanhados de um belo arranjo de flores naturais”, sugere Marina. Sandra finaliza com mais opções: “No estar, as almofadas dão vida. Na sala de jantar, mantas e adornos coloridos sobre a mesa é boa escolha. As fotografias também diferenciam o espaço”.


Fonte: Mão Dupla Comunicação

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório