Renovação otimizada

04 janeiro 2012

Mudar é preciso. Apesar disso, não há a necessidade de que tudo seja renovado e que, com isso, o ambiente perca sua identidade original. Com o processo do retrofit, o espaço recebe nova roupagem sem perder suas características. Esse processo consiste na atualização e modernização dos ambientes

Em um dado momento da vida todo mundo sente a necessidade de mudar. A renovação se faz necessária, seja no trabalho, na personalidade ou esteticamente. O mesmo ocorre com a casa ou estabelecimento comercial. Contudo, nem sempre é preciso transformar todo o ambiente. Com apenas algumas mudanças consegue-se renovar os ares. Na arquitetura e decoração esse processo é conhecido como retrofit.
“O retrofit consiste em renovar e repaginar um espaço ou edificação para o melhor aproveitamento dos equipamentos existentes. A ideia é renovar sem que seja necessário modificar tudo. Por exemplo, ao aplicar essa técnica em um quarto, normalmente troca-se o colchão e aparelhos de TV. Já o mobiliário, é aproveitado e substitui-se apenas elementos ultrapassados por materiais mais contemporâneos. A preocupação com a durabilidade e manutenção é constante nesse processo”, explicam as  arquitetas da Faleiro Guerra Arquitetura, Roziane Faleiro e Patrícia Guerra.
As arquitetas executaram, por exemplo, o retrofit no hotel cinco estrelas Ouro Minas, em Belo Horizonte. A técnica foi feita por etapas para não comprometer o funcionamento do estabelecimento. “Montamos um apartamento modelo a partir de uma planilha de custos pré-estabelecidos. Com o apartamento pronto foi feita a avaliação da montagem, levando em consideração custos, materiais aplicados e manutenção. Assim, iniciamos o processo de repetição. O retrofit foi executado em outros 12 apartamentos do hotel”, contam.
As profissionais indicam o retrofit e lembram algumas vantagens dessa técnica: “O maior benefício é otimização de custos e tempo. Além disso, a modernização do espaço é algo muito vantajoso, pois não se faz necessário aplicar a mudança em todo o ambiente para que ele tenha cara nova”.


Fonte: Mão Dupla Comunicação/ Fotos: Henrique Queiroga

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório