Tire suas dúvidas sobre instalação 110V e 220V no seu apê

14 janeiro 2021

32 comentários
Homem realizando a instalação elétrica em um apartamento

Se você já estragou algum aparelho eletrônico porque o ligou na tomada com voltagem errada, já deve ter se perguntado por que existem duas opções de voltagem para as instalações elétricas, 110 V e 220 V, em vez de um padrão.

Esse tipo de questionamento também surge em viagens, quando precisamos verificar as indicações, antes do uso. Saiba que as duas tensões no Brasil existem por um motivo muito simples. 

As instalações da rede elétrica foram implementadas, no começo do século 20, por empresas estrangeiras que não seguiam um padrão e trabalhavam de forma independente. 

A partir disso, quando se trata do seu apartamento, é preciso redobrar os cuidados para evitar problemas. Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre instalações elétricas e te ajudar a entender o que fazer no seu apartamento. Acompanhe! 

Qual a diferença entre as voltagens? 

O engenheiro eletricista Hilton Moreno, consultor técnico do Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre), explica que as diferentes voltagens tiveram origem no começo da implantação da eletricidade no Brasil, no início do século 20. “No início da eletrificação, não existiam empresas nacionais e nós sofremos a influência de empresas dos EUA e da Europa. As norte-americanas usavam a voltagem 110 e as europeias, 220”, lembra o engenheiro. 

Ele menciona também que, como as primeiras cidades a receberem instalações elétricas foram as da região sudeste, a existência de duas opções está praticamente restrita a algumas regiões desses estados. Na época que se definiu o padrão, estudos mostraram que o custo para se converter as instalações diferentes para uma só era absurdamente inviável. 

Nelson Volyk, gerente de engenharia e qualidade da SIL Fios e Cabos Elétricos, afirma que, dependendo da região do Brasil, as residências recebem a eletricidade com tensão de110 V, 115 V, 127 V e 220 V, ou unindo 220 Vcom uma das outras três tensões citadas — sendo chamados de sistema monofásico ou monofásico a dois ou três condutores. 

A voltagem influencia na economia de energia?

Ao escolher entre uma ou outra, não vai acarretar economia na conta de luz, melhor funcionamento dos aparelhos e nem mais segurança para a casa. "O consumo de energia é dado pela potência elétrica (Watts) dos aparelhos que estão ligados na instalação, e não pela tensão (Volts). Um aquecedor de 1.500 W registrará o mesmo nível de consumo numa instalação de 110 V ou de 220 V", observa Nelson Volyk.

Da mesma forma, levar um choque em qualquer uma das voltagens é igualmente perigoso e capaz de causar morte. Muitos dos eletrônicos e eletrodomésticos disponíveis hoje no mercado são bivolts, o que significa que são projetados para funcionar tanto em uma quanto em outra voltagem.

Estes aparelhos podem ser bivolt automático, quando o próprio equipamento reconhece a voltagem da tomada onde está ligado e se adapta, ou manual, quando uma chave, geralmente na parte traseira do equipamento, pode ser colocada na posição 110 V ou 220 V.

Como evitar erros na instalação elétrica?

Quando se trata do seu apartamento, torna-se necessário redobrar a atenção com as instalações elétricas. Afinal de contas, qualquer coisa que seja feita fora do padrão pode causar transtornos desnecessários. Saiba que as instalações devem ser sempre dimensionadas e utilizar apenas materiais de boa qualidade.

Além disso, a instalação pode ser descrita como uma parte importante da estrutura da casa, que faz com que tudo funcione bem. Dessa forma, prevenir-se de erros e falhas evita gastos inesperados e até problemas de segurança. Veja, a seguir, algumas dicas para evitar erros na instalação elétrica!

Instale o dispositivo residual (DR)

O Dispositivo Residual funciona como uma proteção contra acidentes com choques elétricos em fugas de correntes. Quando essa situação de risco acontece, o DR, que fica instalado no quadro, desliga imediatamente e preserva a segurança. Sem contar que o DR é obrigatório, de acordo com a Norma NBR-5410, em alguns casos. Entre os principais, estão os circuitos de chuveiros e outros quadros que fazem uso direto de resistência.

Evite sobrecarregar os disjuntores 

Por mais que você não tenha quase nenhum conhecimento sobre instalações elétricas, já deve ter ouvido falar sobre um disjuntor queimado ou passou por essa situação desconfortável em sua casa. A questão aqui é que esses circuitos são projetados para suportar cargas específicas. 

Ou seja, se existir algo além do limite, as chances de prejudicar a fiação ou de você ficar no escuro são extremamente grandes. Quando o valor adequado é ultrapassado, acontece a queima do cabo e o desligamento do disjuntor no quadro elétrico. Vale ressaltar que, em casos extremos, essa situação pode, até mesmo, desencadear um incêndio. 

Contrate profissionais experientes

Sempre que for lidar com instalações elétricas, lembre-se de que é necessário chamar profissionais que entendam do assunto e sejam experientes. Ao contratar pessoas que não sabem exatamente o que estão fazendo, elas podem usar materiais inadequados e tomar decisões duvidosas, que colocam a instalação em risco, em longo prazo. Vale citar também que profissionais capacitados fazem um projeto elétrico, que é essencial para o sucesso e a segurança do trabalho. 

Pronto! Agora, você já sabe as diferenças entre instalações elétricas e a importância de respeitar as voltagens de 110 e 220 V. Tenha em mente que, em seu apartamento, esse tipo de cuidado deve ser frequente e a alteração de qualquer instalação precisa ser feita sempre com um profissional experiente. 

Gostou das informações do artigo? Então, deixe seu comentário no post e nos conte como funciona a voltagem em sua cidade.

Comentários

PRISCILA Oliveira
PRISCILA Oliveira disse: 04 agosto 2019
Gostaria de saber qual a voltagem dentro dos apartamentos da MRV?
MRV
MRV disse: 05 agosto 2019
Olá Priscila!

A MRV utiliza em seus condomínios a voltagem padrão da região em que ele está localizado. Para você saber qual voltagem em seu apartamento, verifique com o síndico ou com a concessionária de energia do seu estado!
Gabriela
Gabriela disse: 26 agosto 2019
Gostaria de saber se as tomadas dos apartamentos no Fontana Garden em Campinas-SP são 110 ou 220?
MRV
MRV disse: 27 agosto 2019
Olá Gabriela!
A MRV utiliza em seus condomínios a voltagem padrão da região em que ele está localizado. Para você saber qual voltagem em seu apartamento, verifique com o síndico ou com a concessionária de energia do seu estado!
Andreia Qu
Andreia Qu disse: 27 setembro 2019
Gostaria saber se tem a possibilidade de fazer a conversão de 110 p/ 220? Todos os moradores estão com dificuldade p/ aquisição do cooktop que exige 220v na região Pirituba.
MRV
MRV disse: 27 setembro 2019
Olá Andreia!

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebookou telefone 4005-1313 e explique sua situação. Não recomendamos que nossos clientes façam modificações estruturais em seus apartamentos. Pois, prezamos pela segurança de todos!

juarez telles
juarez telles disse: 18 outubro 2019
boa tarde favor me mandar a planta eletrica do apt de 2 quartos do spazio chacara das flores obrigado
MRV
MRV disse: 21 outubro 2019
Olá Juarez!

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313.

Reginaldo
Reginaldo disse: 12 novembro 2019
Olá bom dia, verifiquei que no meu apartamento MRV o cabo da segunda fase (para 220v) sai do meu quadro de dentro do apartamento, porém não chega no quadro geral (no relógio). Acredito que a MRV não chegou com o cabo até no quadro, qual o procedimento a adotar junto a construtora?
MRV
MRV disse: 14 novembro 2019
Olá Reginaldo!

Neste caso vamos recomendar que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook ou telefone 4005-1313 e explique a sua situação para que possamos te ajudar da melhor forma possível!

Gerson Oliveira Viviân
Gerson Oliveira Viviân disse: 01 janeiro 2020
O meu ap veio sem a fiação para o chuveiro eletrico...E pelo q sei,ñ foi o único...mais gnt no condomínio está com o msm problema..
MRV
MRV disse: 03 janeiro 2020
Olá Gerson, como vai?

Neste caso, recomendamos que você entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente e explique sua situação. Você pode acioná-los através dos nossos canais: página MRV Responde no Facebook, telefone 4005-1313 ou aplicativo Meu MRV.
Marceli Teixeira
Marceli Teixeira disse: 01 maio 2020
Quero saber qual o milimetro de fio padrão. Tentei usar uma churrasqueira elétrica (127v) e o disjuntor desarmou.
MRV
MRV disse: 11 maio 2020
Olá Marceli, como vai?

Neste caso, por se tratar de uma questão técnica específica de seu condomínio, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no FacebookWhatsApp ou telefone 4005-1313.

Nilton
Nilton disse: 04 maio 2020
Olá gostaria de saber qual o sistema de aterramento que a MRV adota no interior de SP
MRV
MRV disse: 08 maio 2020
Olá Nilton, como vai?

Neste caso, precisamos que você entre em contato com a nossa Central de Relacionamento com o Cliente através do WhatsApp e informe sua dúvida para o nosso atendente virtual, para podermos te ajudar. Aguardamos o seu contato!

Silas
Silas disse: 08 agosto 2020
Bom dia eu comprei um chuveiro sem ter meu apartamento e a chave dele é 127 eu posso instalar ou não posso instalar
MRV
MRV disse: 10 agosto 2020
Olá Silas, como vai?

A melhor recomendação para o seu caso é que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV e verifique esta informação. Assim você saberá se precisará trocar ou não o chuveiro que você adquiriu.
Marco Alberto Oliveira
Marco Alberto Oliveira disse: 08 agosto 2020
Boa tarde! Qual a potencia para os chuveiros dos empreendimentos da MRV? O meu empreendimento é o Solar do Porto em Lauro de Freitas-Ba
MRV
MRV disse: 10 agosto 2020
Olá Marco Alberto, tudo bem?

Neste caso específico, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV para poder orientá-lo da melhor maneira. Aguardamos o seu contato!
muller adrian
muller adrian disse: 13 outubro 2021
comprei um apartamento e quero fazer a instalação do relogio 220V mais a fiação do apartamento é 110V. vale a pena fazer essa troca ?
MRV
MRV disse: 28 dezembro 2021
Olá, Muller!
Nos apartamentos MRV, não recomendamos a troca da voltagem do seu padrão, pois a voltagem do condomínio deve obedecer à utilizada em sua cidade. Caso seja feita esta modificação, pode ocorrer uma sobrecarga na rede e ocasionar em um incêndio.
Margarete Silva
Margarete Silva disse: 13 janeiro 2022
Boa noite, Comprei um apartamento que não possui ligação pra 220V, apenas 110V, e um prestador de serviço fez a ligação de um aparelho 220 direto no quadro de energia. Quais as consequências que isso pode trazer? E o que devo fazer pra minimizar?
MRV
MRV disse: 29 março 2022
Olá, Margarete!
Neste caso, recomendamos que você informe ao síndico de seu condomínio o caso e peça orientação dele sobre o assunto. Pois ligar diretamente um equipamento à rede, sendo que as voltagens são incompatíveis, pode ocasionar em queda de energia ou até mesmo queima dos circuitos internos.
Fernando
Fernando disse: 10 março 2022
Oi! Tenho uma tomada 220v para a maquina de lavar, quero ter outra para o Grill ambos 220v. Eu posso fazer uma extensão de uma tomada fazer virar duas ?
MRV
MRV disse: 17 março 2022
Olá, Fernando. Tudo bem?
Neste caso, não recomendamos você faça uma extensão de tomadas de voltagens iguais ao seu padrão de energia local em seu MRV, e nem de padrões diferentes. Pois os apartamentos MRV foram projetos para conterem um número suficiente de conexões que respeitam a entrega da rede com toda segurança. Em caso de dúvidas, consulte o Manual do Proprietário de seu apartamento, neste documento está descriminado todas as melhorias que você pode realizar em seu apê.
Wilson
Wilson disse: 10 maio 2022
Gostaria de saber se posso transformar uma tomada da cozinha de 110V para 220V para ligar um forno elétrico que é 220V. Ou posso fazer mais uma tomada na cozinha 220v para essa finalidade
MRV
MRV disse: 11 maio 2022
Olá, Wilson.
Os apartamentos da MRV não possibilitam esse tipo de modificação. Uma vez que a rede elétrica fornece uma voltagem específica, é preciso que todos os eletrodomésticos respeitem essa voltgem. Caso você mude a ligação da sua tomada, você corre o risco de provocar um curto nela e consequentemente um incêndio em seu imóvel. Portanto, recomendamos que opte trocar seu eletrodoméstico por um compatível com sua rede de 110v!
Giovana
Giovana disse: 27 maio 2022
Olá, Comprei um apê no Residencial Aritá em Araras e gostaria de saber o voltagem da instalação do Chuveiro.
MRV
MRV disse: 06 junho 2022
Olá, Giovana. Como vai?
Esta informação você pode confirmar com o síndico do seu prédio, que informará qual a voltagem padrão do seu condomínio, ou verificar no Manual do Proprietário entregue no ato da assinatura do seu contrato com a MRV. Ou você pode acessar este documento através da nossa plataforma Meu Apê!
Joice Manoel
Joice Manoel disse: 04 outubro 2022
Olá, comprei um apto e gostaria de saber a voltagem. Ribeirão Preto Reserva das Iris. Grata.
MRV
MRV disse: 04 outubro 2022
Olá, joice. tudo bem?
Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma MRVpara tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato! 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório