5 dicas para deixar seu apartamento mais sustentável sem reformas | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

5 dicas para deixar seu apartamento mais sustentável sem reformas

14 agosto 2015

Mudanças graduais podem ser feitas para melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade em uma casa.


micro_ape_sao_petersburgo_03


Para quem não vai mais construir uma casa, mas ainda assim quer morar em um local com menos impacto no meio ambiente, mudanças graduais podem ser feitas para melhorar o espaço. O importante é lembrar que mudanças bruscas podem gerar resíduos, que também não são necessários. Por isso, use todos os recursos disponíveis até o fim, e então, na hora da troca, opte por opções mais sustentáveis.


Confira as dicas que podem ser feitas no ambiente:


cultivo-de-plantas-aromaticas1-xl-668x400x80xX


1. Cultive plantas. Jardins, hortas e vasos de plantas são importantes para melhorar a qualidade do ar do ambiente. Por isso, plantar, nem que sejam pequenas mudas, é importante para deixar uma casa mais sustentável. Opte por plantas nativas, que irão apresentar um desenvolvimento melhor e menos cuidados, principalmente se forem as árvores. Já as hortas melhoram também a qualidade da alimentação. Veja aqui nove plantas que deixam o ar mais limpo e aqui dicas de como fazer um jardim reciclado.


05_04_01_eletrodomesticos_mercado2. Quando for comprar eletrodomésticos, escolha modelos que gastem pouca energia. Eles são sinalizados com um selos de eficiência do Procel e do Inmetro.

quiroga2

3. Troque as lâmpadas por luzes de LED. Elas podem ser mais caras, mas apresentam uma economia de até 40% em relação às lâmpadas fluorescentes e de até 88% com as lâmpadas incandescentes. Além disso, elas duram cerca de cinco anos a mais que os outros dois modelos (para saber mais sobre lâmpadas, acesse a reportagem na Edição 03 da revista Atitude Sustentável).


Dicas-de-Decoração-para-Apartamento-Pequeno-41


4. Melhore a iluminação natural. Mantenha as cortinas abertas durante o dia e posicione móveis de uma maneira favorável. Por exemplo, coloque as escrivaninhas perto das janelas, lateralmente, sendo possível utilizar a luz do sol. Assim, se gasta menos energia elétrica no apartamento.


Fonte: Atitude Sustentável

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório