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Alternativa Online

02 outubro 2009

Rede ganha cada vez mais importância na comercialização de imóveis

Os sites das incorporadoras e imobiliárias estão abandonando o papel meramente institucional para se tomarem importantes ferramentas de vendas de imóveis. Agora além de informações sobre as próprias empresas os endereços oferecem serviços de corretores online que ajudam a esclarecer dúvidas de potenciais consumidores e muitas vezes agendam visitas aos plantões de vendas ou ao imóvel pronto.

Embora a imensa maioria dos consumidores não compre a casa própria pela internet, o seu uso para comparar ofertas e bugrar informações sobre as incorporadoras e imobiliárias tem sido recorrente.
As companhias usam também redes sociais como Orkut para direcionar internautas para seus sites. Segundo representantes do setor imobiliário a tendência é de um aumento das vendas iniciadas pela internet.

Na MRV Engenharia 20% dos negócios têm inicio na internet. E a expectativa é que esse porcentual aumente conforme o gestor executivo de Marketing da companhia Rodrigo Resende. A empresa deu início ao sistema online em 1998 focando brasileiros que viviam no exterior e estavam interessados em comprar um imóvel no País. Nos últimos cinco anos as atenções das vendas da MRV pela intemet se voltaram para o consumidor que vive no Brasil.

Atualmente a MRV possui 140 corretores online que acompanham os potenciais compradores nas visitas físicas ao imóvel ou se necessário direcionam os clientes para profissionais da empresa baseados em outras regiões.
Segundo o executivo mais de 70% dos clientes visitam o site para buscar informações sobre os produtos oferecidos.

Assim como a Tecnisa a MRV faz uso de redes sociais para atrair potenciais compradores. A classe C responde pela maior fatia das 2.000 pessoas que a MRV atende online por dia de acordo com Resende.

Fonte: Revista Oesp Construção, 01/10/09, por Chiara Quintão, Carla Araújo e Márcia Furlan

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