Apartamento com dois ou três quartos: como escolher?

30 março 2022

7 comentários
Quarto de casal em apartamento

A realização do sonho da casa própria é uma grande conquista para a maioria dos brasileiros. No entanto, para poder se tornar real, é necessário ter um bom planejamento financeiro e conhecimento sobre o mercado imobiliário.

Dessa forma, é possível fazer uma escolha consciente e sem se endividar.

Diante de tantas opções do mercado, surge uma dúvida em muitos compradores: comprar um apartamento com dois ou três quartos? Para responder essa questão é essencial analisar as suas prioridades.

Continue a leitura deste artigo até o final e descubra o que é preciso avaliar para escolher o número de quartos de seu futuro imóvel. Vamos lá?

Determine o número de moradores

A maioria das pessoas deseja oferecer conforto a seus entes queridos, não é mesmo? Por isso, um dos principais fatores que deverá ser analisado quando for escolher o tamanho do apartamento é o número de pessoas que viverão nele.

Sendo assim, se você for morar sozinho ou apenas com o seu cônjuge, um imóvel com no máximo dois cômodos será o suficiente. Contudo, caso você possua filhos, uma boa dica é adquirir um imóvel com um número maior de quartos.

Leve em conta seu planejamento familiar

Para muitos brasileiros, a compra de um imóvel é um acontecimento que ocorre poucas vezes em sua vida. Logo, antes de fechar negócio, é fundamental analisar o seu planejamento familiar.

Desse modo, evita-se a compra de uma residência que rapidamente ficará pequena.

Caso você seja solteiro e não pretenda se casar tão cedo, basta um apartamento com dois quartos para morar com um pet, por exemplo.

Agora, se você for casado e deseja ter filhos em um futuro próximo, a melhor opção será adquirir um imóvel com três quartos.

Estipule um orçamento

Para evitar endividamento, determine qual será o valor máximo que você pode investir em um imóvel. É sabido que, quanto maior for o número de quartos, mais espaçoso será o apartamento e, consequentemente, mais caro ele será.

Também é preciso avaliar se o seu orçamento comportará os gastos com manutenção e encargos. Se foi possível perceber que um apartamento com dois quartos proporciona o conforto que você procura, não será necessário realizar um investimento maior na compra de um imóvel mais amplo.

Avalie o seu cotidiano e estilo de vida

Para que você se sinta confortável, é preciso que o futuro apartamento se adapte ao seu estilo de vida. Não o contrário!

Sendo assim, caso você precise de um home office, será necessário ter um quarto extra para transformar em escritório.

Outro fator a ser considerado é o tempo em que os moradores ficarão em casa. Se você passa a maior parte de seu dia trabalhando fora, um apartamento pequeno será o ideal. Uma vez que é mais fácil mantê-lo organizado.

Preveja a quantidade de visitas

Vale avaliar também se a família tem o objetivo de receber pessoas, fazer festas de aniversários ou, até mesmo, ter uma varanda gourmet.

Assim, com visitas frequentes, um quarto extra pode ser muito interessante para manter o conforto de todos.

Além disso, é comum para pessoas que vivem longe da família terem sempre alguns visitantes. Mesmo que as visitas não sejam tão frequentes, quando elas ocorrem, os hóspedes permanecem por um longo tempo.

Dessa maneira, os seus filhos não precisarão ceder o espaço sempre que a avó for fazer uma visita, por exemplo.

Considere a localização

A localização do imóvel desejado também é um fator que deve ser considerado no momento de determinar a compra do apartamento com dois ou três quartos.

O bairro em que o apartamento está localizado interfere na qualidade de vida e no seu valor.

Na prática, comprar um imóvel de três quartos em uma região bem localizada, com infraestrutura completa, costuma ter um valor acima do que em um bairro um pouco mais afastado do Centro, por exemplo.

Então, saiba que não existe uma regra predeterminada. Tudo depende do seu estilo de vida e das pretensões após realizar o sonho do cantinho próprio.

Então, se você trabalha de casa e mora apenas com um animalzinho de estimação, um imóvel em uma região que não tem os preços tão altos com três quartos pensando em aumentar a família somente no futuro, pode ser uma boa opção.

Já se a prioridade é ficar próximo ao trabalho e ter diversas opções de lazer próximas, um de dois apresenta mais vantagem.

Muitas pessoas acreditam que imóveis de três quartos sempre custam mais que os de dois. Isso não é uma questão fixa e existem vários fatores envolvidos, além da localização, que causam essas variações.

Entre os principais estão o estado de conservação do apartamento, se é novo, usado ou na planta, áreas comuns de uso para os moradores, estrutura de transporte público próximo, estrutura de segurança, recursos que contam com tecnologia e áreas verdes.

Veja as atrações de diversão para as crianças

Quem tem filhos sabe que um apartamento com opção interna de lazer para as crianças é fundamental. Isso normalmente faz parte da estrutura do condomínio.

No entanto, em alguns locais as áreas comuns têm playgrounds que já não atendem às preferências de adolescentes, por exemplo, e um quarto extra na casa pode ser uma excelente opção para distrai-los.

Em contrapartida, crianças menores que precisam de supervisão em tempo integral também podem aproveitar as áreas comuns do condomínio, como o espaço Kids.

Um ambiente interno, seguro e que oferece toda infraestrutura para que as crianças menores possam se divertir com total segurança.

Mas quando o assunto é apartamento de três quartos, a melhor opção para os pais é transformar o lugar em uma brinquedoteca e deixar este local exclusivo para o cantinho das brincadeiras ou da bagunça.

Pense na valorização do imóvel

Um ponto a ser avaliado durante o processo de tomada de decisão é a possibilidade de valorização do imóvel.

Aqui entram questões que já foram citadas acima no texto, mas nunca é demais reforçar, como seu planejamento familiar e as perspectivas financeiras para o futuro.

Apesar de, na maioria das vezes, ser um investimento mais alto, um apartamento de três quartos tende a se valorizar com mais facilidade.

Se no futuro a ideia for ter uma renda extra, esse tipo de imóvel se encaixa mais dentro das expectativas de valorização.

O de dois quartos também apresenta excelentes possibilidades de ser vendido no futuro ou alugado caso exista esse desejo e tudo depende de todos os outros fatores que agregam valor ao imóvel e devem ser avaliados caso a caso.

Então, no momento de tomar a decisão, pense em longo prazo e nas possibilidades que podem surgir, mesmo quando não planejamos.

Se prepare para a segunda aquisição

Por mais que exista um planejamento de como você deseja o futuro de sua família, muitas coisas chegam na nossa vida de surpresa e fazem todo o cenário mudar.

Quando existe disciplina e foco, por exemplo, um imóvel de dois quartos pode ser apenas a sua primeira aquisição e, no futuro, a compra de um maior com três quartos para atender o crescimento da família pode se tornar uma realidade.

Assim, com essa nova opção de moradia que traga mais conforto na rotina, um universo de possibilidades se abre para o primeiro cantinho próprio.

Vale ressaltar que na compra do segundo imóvel com três quartos, existe a chance de pagar as parcelas ou uma parte de um financiamento com o aluguel que se tornou opção de renda extra.

Lembre-se de que nem tudo é para já, e se for preciso deixar as coisas se alinharem financeiramente, opte pelo que está dentro da realidade atual.

Linha Class

A MRV trabalha para oferecer a melhor experiência aos seus clientes e acompanhá-los em diferentes fases de sua vida.

Por esse motivo, a Linha Class da MRV de imóveis se torna uma excelente opção quando o assunto é encontrar diferenciais estratégicos.

O objetivo é trazer produtos únicos, com mais espaço e itens de inovação. Sem contar o aumento da qualidade de vida e a realização de sonhos.

Os apartamentos premium da MRV são focados em inovação e sustentabilidade e podem ser exatamente o que você busca quando chega o momento de comprar o segundo imóvel.

Localização estratégica

Com localização estratégica pensada exatamente para inserir mais facilidades no dia a dia, padrões de design e acabamentos diferenciados, o seu lar consegue ter um conceito personalizado do jeitinho que você sempre sonhou.

Tudo isso para transformar a forma de viver ao combinar nos condomínios MRV conforto e bem-estar.

Outro ponto que merece destaque é ter como um dos pilares de essência, o conceito de sustentabilidade que é uma das marcas registradas da MRV. E isso tudo pode ser comprovado por meio de certificados que mostram o compromisso de construir de maneira consciente.

Além disso, as linhas premium se destacam por uma série de benefícios. Entre os principais estão a segurança, interatividade e tecnologia em processos personalizados de acordo com os interesses, as necessidades e o perfil dos moradores.

Essa linha tem como um dos pontos fortes ainda as opções de lazer focadas em famílias que pretendem aproveitar o melhor do tão desejado lar e viver momentos incríveis.

Por isso, antes de optar por um apartamento com dois quartos ou três quartos, além do orçamento, é necessário avaliar o conforto que esse imóvel proporcionará à sua família.

Lembre-se de que não existem regras na hora da escolha. O que vai determinar o melhor caminho são os seus objetivos atuais e do futuro, o orçamento disponível e as condições facilitadas de compra.

Caso você já tenha decidido qual é o número de quartos ideais para você, entre em contato conosco! Com certeza teremos o apartamento dos seus sonhos. Até a próxima!

Comentários

Ana Maria mota
Ana Maria mota disse: 30 junho 2022
Apartamentos com 3 quarto
MRV
MRV disse: 30 junho 2022
Olá, Ana Maria. Tudo bem?

Sim, temos apartamentos com opção de 3 quartos. Por que você não conversa com o nosso corretor pelo WhatsApp? Ele vai te ajudar a encontrar o apê ideal para você na região que deseja morar!
Angélica
Angélica disse: 09 outubro 2022
Bom dia gostaria de saber se vcs tem apartamento com 3 dormitório eu tenho um casal de filhos menino e menina. 11946704788
MRV
MRV disse: 14 outubro 2022
Olá, Angélica. Tudo bem?
Você já conhece alinha Class da MRV? São apartamentos projetados para oferecer mais espaço e conforto pra sua família, incluindo opções de 3 quartos ou de 2 quartos com opção de suíte. Converse com um de nossos especialistas pelo WhatsApp e aproveite para fazer uma simulação gratuita do seu financiamento!
María Luciene dos Santos Silva
María Luciene dos Santos Silva disse: 01 novembro 2022
Bom dia!! gostaria de saber se vcs tem apartamento de três quartos na zona Sul de São Paulo.
MRV
MRV disse: 01 novembro 2022

Olá, Maria Luciene. Tudo bem?
Vamos te apresentarnossosplanos de financiamentoexclusivo. Entre em contato com ele através do nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas e conhecer nossas condições! 😉 

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório