Brincando de organizar

05 outubro 2011

Brincadeira de criança pode ser sinônimo de caos e confusão para os pais. Mas a decoração aponta soluções para que a organização prevaleça, sem deixar a diversão de lado.





Não é novidade que toda criança adora brincar. Também não é novidade que os pequeninos não gostam de guardar os brinquedos depois da diversão. Resultado: aquele monte de carrinhos, bonecas, jogos, bolas e outros, ficam espalhados pela casa. Além da enorme bagunça, deixar brinquedos jogados pelo chão pode ser um risco, principalmente para as crianças, e causar acidentes domésticos.


Já que não adianta pedir para guardar os brinquedos, porque os pequeninos não vão obedecer, que tal transformar essa hora tão chata em uma continuidade da brincadeira? Essa é a ideia da designer Iara Santos. “Todos os projetos de mobiliário têm que ser idealizados para acomodar de forma simples o acesso da criança aos brinquedos”, defende.





A profissional dá dicas de móveis para transformar aquela hora de diversão dos baixinhos em um momento ainda mais agradável: “Móveis baixos com baús volantes e abertos são ideais para que as crianças possam pegar e guardar os brinquedos sem muita dificuldade. Outra opção são as estantes tablados. Esse móvel é bem baixo, quase no piso”. Iara lembra que “projetar uma brinquedoteca em casa é uma boa pedida para fazer dos brinquedos parte da decoração e evitar a bagunça por toda a casa”.


Para os papais e mamães superorganizados, a designer dá mais uma dica. “O segredo é simplificar. Facilitar o acesso aos brinquedos. Uma maneira de estimular os baixinhos a guardarem os brinquedos é desafiá-los em um jogo. Pode-se separar móveis e baús por temas, assim eles terão que guardar todos os brinquedos em seus devidos lugares”, sugere.


Dessa forma, basta dar início à diversão e evitar a dor de cabeça de ter que juntar toda aquela bagunça deixada pela criançada. Organização e diversão andam lado a lado e, com isso, ainda  sobra tempo para outras atividades.


Fonte: Mão Dupla Comunicação

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório