Como escolher um condomínio para morar?

13 fevereiro 2018

Três pessoas assinando um papel

Quem não sonha com a casa própria? Com certeza esse é um dos grandes desejos da vida de uma pessoa, assim como um dos maiores investimentos. Por isso, a escolha do imóvel deve ser muito bem planejada.

Morar em condomínio é a melhor opção para quem busca facilidade e segurança, mas existem alguns pontos que devem ser considerados antes de fechar negócio.

Para ajudar quem está passando por esse momento, reunimos algumas dicas sobre como escolher um condomínio para comprar o seu imóvel. Confira!

Avalie suas necessidades

Antes de escolher o condomínio, é importante pensar quais são suas necessidades e fazer uma projeção sobre como você quer estar daqui a 10 anos. Hoje você pode não se importar com uma vizinhança agitada, mas e no futuro? E se decidir ter filhos, não é bom garantir um local que tenha espaço para crianças? Tudo isso deve ser considerado.

Outro fator importante é o orçamento. Especialistas sugerem destinar no máximo 30% da renda familiar para a compra do imóvel. Dentro desse valor, deve estar contemplado o custo do condomínio. Se você quer gastar pouco, o ideal são locais com mais moradores, para que seja possível dividir as despesas com mais pessoas.

Conheça o bairro do empreendimento

Não só a estrutura do condomínio deve considerada, é preciso conhecer o bairro do empreendimento antes de fechar a compra. Pesquise qual a perspectiva de crescimento dos arredores e se há outras obras em construção.

Além disso, verifique quais estabelecimentos comerciais existem nas redondezas, como padaria, farmácia, mercado, escola e ponto de ônibus. Veja qual a distância do condomínio até esses lugares e se é possível fazer o trajeto caminhando. Se não for possível, avalie qual impacto isso terá no seu dia a dia.

Visite o condomínio nos horários de pico para verificar o tempo de deslocamento entre sua casa e o trabalho.

Esteja atento à segurança

A segurança é uma das maiores vantagens de um condomínio e, por isso, é preciso estar atento a esse ponto no momento da escolha. Verifique se o local tem câmeras de segurança e se há porteiros ou vigias.

Avalie, ainda, as regras sobre entrada de visitantes, funcionários terceirizados e entregadores. Procure conversar com moradores para saber se o esquema de segurança é eficaz.

Examine a área de lazer

Outra vantagem do condomínio é a área de lazer. Muitos são verdadeiros clubes, com piscinas, sauna, salões de festa, academia e outras comodidades. Para algumas pessoas, ter uma academia no condomínio pode ser irrelevante, enquanto para outras é uma grande vantagem: depende do perfil de cada um. 

É importante verificar o tamanho dos espaços em relação ao número de apartamentos. Se a área da piscina for pequena para um condomínio com muitos moradores, esteja preparado para enfrentá-la cheia no verão. 

Analise a infraestrutura

Imóveis com problema de infiltração ou excesso de barulho sofrem com a desvalorização. Por isso, avalie bem a infraestrutura do local. Converse com compradores de outros empreendimentos da construtora e pesquise sobre a empresa na internet para verificar se há reclamações.

Observe as condições do imóvel, assim como as da área de lazer. Lembre-se de que quem paga pelos reparos no condomínio são os moradores. Escolher uma construtora que preza pela qualidade é importante para evitar dores de cabeça no futuro.

E aí, gostou das dicas sobre como escolher um condomínio na hora de comprar um imóvel? Então assine nossa newsletter para ficar por dentro de mais conteúdos sobre o tema!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório