Os azulejos já fazem parte da decoração de muitas casas. Muito versáteis, podem ser colocados principalmente em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Para tirar todas as dúvidas sobre a utilização dos azulejos na decoração, confira as dicas abaixo.

azulejos na decoração 1

Locais para utilizar azulejos na decoração

A função principal dos azulejos é criar uma camada de proteção maior nas paredes de áreas úmidas, como banheiros, áreas de serviço e cozinhas, e em áreas com contato com gordura, como espaços gourmet e churrasqueiras, para que a umidade não penetre na parede.

Durabilidade dos azulejos

Quando comparado a uma pintura, o revestimento cerâmico tem uma durabilidade muito maior. E quanto à manutenção e limpeza, basta uma mistura de sabão e água para remover a gordura. Importante destacar que a durabilidade não tem nenhuma relação com a tonalidade do azulejo, mas sim o material do qual ele é feito.

É bom misturar diferentes tipos de azulejo?

Combinar mais de um tipo de azulejo na decoração de um cômodo é possível, porém sempre com cautela para não cansar o olhar, nem criar um conflito visual. Para quem deseja utilizar dois ou mais modelos, é importante que uma das opções escolhidas seja de tom neutro, para ser a base do visual. Então, pode-se brincar com outro modelo mais colorido e/ou com formato diferente para compor o ambiente.

Tendência de decoração

O azulejo português, aquele tradicional com fundo branco e desenhos em tons de azul, voltou com força na decoração, agora com novas tonalidades e desenhos, graças à moda de vestuário. O uso depende muito do gosto e personalidade do usuário do espaço, mas, de forma geral, ele vem sendo muito utilizado em áreas para refeições, como cozinhas, espaços gourmet e churrasqueiras.

Três dicas essenciais para usar azulejo na decoração

  1. Primeiramente, defina a área que receberá o azulejo. Por exemplo: somente a parede atrás da pia e do fogão será revestida, no caso da cozinha? Todas as paredes serão revestidas ou somente as de dentro do box, no caso do banheiro?;
  2. Outra questão que deve ser considerada é a altura do revestimento: para banheiros, não é obrigatório azulejar todas as paredes até o teto, podemos revesti-las até uma altura de 1,50 m para atender de forma geral às determinações da ANVISA (Vigilância Sanitária). A parte superior da parede pode receber apenas pintura, o que reduz o custo. Na área de serviço, podemos assentar o azulejo apenas na parede atrás do tanque.
  3. O preço do azulejo irá variar de acordo com o tamanho, marca e qualidade. Para quem quer modificar a cara do ambiente sem trocar revestimento da parede, uma ideia é a pintura sobre azulejos, em que é possível ocultar por completo o revestimento atual ou apenas mudar a tonalidade da parede.