Quarto de criança tem que ser lúdico

12 outubro 2016

Quarto infantil com decoração lúdica

A criança precisa ser estimulada a desenvolver sua criatividade e o seu próprio quarto tem que ser o ambiente ideal para incentivá-la em suas escolhas e fantasias.

É fato. Crianças crescem rápido, porém isso não pode ser um empecilho para que os pais criem ambientes que não sejam lúdicos e compatíveis com a idade dos pequenos.

O que normalmente ocorre é que há um investimento alto no quartinho do bebê e, quando a criança cresce, o quarto dela acaba sendo criado para durar até a adolescência.

Sem uma identidade infantil, a criança acaba não sendo estimulada a desenvolver a criatividade, a decisão de escolha, as descobertas que são comuns dessa fase da vida e que, não sendo aguçadas, certamente vai impactá-la no futuro.

Decoração de quarto para diferentes idades

Segundo a designer e psicóloga Fabiana Visacro, cada faixa etária tem uma demanda diferente e é preciso criar no quarto, que é o mundo da criança, recursos adequados e apropriados para cada idade.

'O desenvolvimento da criatividade dos pequenos é o item principal a ser levado em conta na hora de se projetar o quartinho. É importante estimular as brincadeiras com brinquedos não estruturados, aqueles que são feitos pelas próprias mãos, pois estimulam a imaginação delas. O aprendizado da criança passa muito pela emoção e afetividade, então é importante você relacionar os livros e os brinquedos com elementos íntimos e amorosos, colocando dentro do quarto fotos da família, da mãe grávida, do pai com a mãe, da criança ainda bebê, tudo isso faz muita diferença pra eles. Fotos são adornos atemporais e são perfeitos para compor o quarto da criança', recomenda.

A designer de ambientes Jacqueline Ortega destaca também a importância de um mobiliário adequado para os pequenos.

'Quando a criança faz um aninho, e começa a dar os primeiros passos, é hora de propor um novo layout para o pequeno explorador! O mobiliário deve ser alterado, abrindo espaço para a criança interagir e se locomover. Ela precisa de um espaço para colorir e, também, guardar os brinquedos que começam a ficar maiores e, aí, podemos utilizar nichos e prateleiras no ambiente', explica a especialista.

Organização do espaço

Com relação aos brinquedos, a arquiteta Vanessa Figueiredo faz uma importante ressalva. 'É muito importante trocá-los de acordo com a idade adequada, pois este estímulo ajuda a criança a desenvolver suas funções motoras, cognitivas e emocionais conforme cada fase', indica.

Cristina Bahia, decoradora e proprietária da Villa Maria, loja especialista em quartos, indica elemento que podem ser usado no espaço da criança e que pode deixá-lo mais infantil.

'Existem inúmeros elementos que podem ser usados no quarto de forma a deixá-lo mais lúdico, mas destaco os elementos decorativos, como quadros e adornos, que tem um custo interessante e um alto poder estético para criar uma atmosfera mais infantil', explica.

Quarto de criança lúdico

E se o fato de não se criar um quarto mais lúdico para as crianças se esbarra na questão econômica, as quadros profissionais tem uma importante dica: uso de papel de parede.

Segundo Fabiana Visacro, ele pode ser trocado sem grandes custos e ser inserido no ambiente com desenhos e elementos de acordo com o crescimento da criança.

Para Jacqueline Ortega, o papel de parede é um aliado na decoração, pois quando se cansa dele ou a criança entra em uma nova fase, o tema pode ser mudado para algo mais atual.

De acordo com Vanessa Figueiredo, o papel de parede proporciona praticidade para as transformações do quarto, assim como adesivos, almofadas e cobre leitos. Já Cristina Bahia salienta a enorme variedade de temas infantis, a facilidade de colocação e retirada do papel como o grande destaque desse recurso.

Quer conferir mais sobre dicas de decoração e ficar por dentro de todas as tendências? Siga nosso perfil no Facebook, Instagram e Google+ e acompanhe todas as novidades!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório