Descarga econômica consome 20 litros de água a menos que a convencional | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Descarga econômica consome 20 litros de água a menos que a convencional

28 julho 2010

Para economizar água, um dos bens mais valiosos da humanidade, e assim preservar o meio ambiente, a MRV adotou há mais de 10 anos o uso de descargas econômicas, que consomem até 20 litros de água a menos do que as convencionais. De acordo com o engenheiro Osvaldo Martins de Carvalho Netto, estudos da ONG Universidade da Água (www.uniagua.org.br) indicam que as bacias sanitárias consomem em torno de 14 % da água de uma residência. As válvulas de parede consomem em torno de 30 litros por acionamento, enquanto as caixas acopladas consomem seis litros de água. Para se ter uma ideia da economia, um programa de substituição realizado em Nova Iorque, o Toilet Rebate Program, obteve uma economia de 60 milhões de galões de água por dia somente com esta troca.

Sistema DUAL FLUSH

Atitude contribui para preservação do meio ambiente


Segundo Osvaldo, com o avanço tecnológico foi desenvolvida uma nova bacia com duplo acionamento ainda mais econômica, permitindo a quem aciona o controle da quantidade de água um melhor dimensionamento para cada função. Estudos demonstram que 80% da utilização do sanitário residencial ocorre para remoção de dejetos líquidos. De posse desta informação, foi desenvolvida esta nova tecnologia, na qual o acionamento se dá de duas formas: com a utilização de três litros de água para remoção de dejetos líquidos e de seis litros para dejetos sólidos. Seu design permite fácil identificação do volume de descarga desejado: descarga rápida no botão menor e descarga total no botão maior, enquanto que na bacia com caixa convencional há apenas um botão de acionamento de seis litros. A economia de água pode chegar a 40 % comparando-se as duas descargas.

Há um ano, a MRV disponibiliza esta nova tecnologia em seus kits de acabamentos. “Dessa forma, a empresa oferece ao cliente a oportunidade de optar por uma descarga ainda mais econômica”, ressalta o engenheiro que destaca ainda que o objetivo da companhia é utilizar, em breve, esta tecnologia em 100 % dos novos empreendimentos.

“Quando a MRV optou pela descarga acoplada fez uma opção ambientalmente responsável. Em uma residência com quatro pessoas, podemos pressupor a descarga sanitária é acionada em média 16 vezes ao dia. O acionamento de dezesseis descargas de 30 litros equivalem a um gasto de água de 480 l/dia ou 14.400 l/mês. A mesma conta feita a partir da utilização de uma descarga de seis litros equivale a um gasto de água de 96 l/dia e 2.880 l/mês ou uma economia de 80% no consumo de água”, explica Osvaldo.

Fonte: MRV Sustentável.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório