Comprar um apartamento para a constituição de um lar é um grande passo na vida de qualquer pessoa. O imóvel passa a ser cenário de conquistas e sonhos dos moradores e o refúgio certeiro após um dia de trabalho cansativo. Por isso, a tarefa de decorá-la deve ser feito com muito cuidado e informação.

detalhes mais importantes na hora de decorar um apartamento novo 1

Estilo da decoração

A decoração é como se fosse a roupa que veste a casa e contribui para agregar estilo, conforto, funcionalidade, beleza e, claro, a personalidade de quem vai viver ali os próximos anos de sua vida. Por ser tratar de algo de tanta importância, fazer as melhores escolhas é crucial. Mas como ter sucesso nessa empreitada?

A arquiteta Virgínia Reis, do My Decor Book, ensina como tornar o apartamento novo um verdadeiro abrigo, aconchegante, prático e bonito. “Em primeiro lugar, deve-se fazer um ‘programa’ de quais as necessidades e desejos dos moradores”, destaca. A partir dessas informações iniciais já dá para começar a pensar nas cores, texturas e materiais que mais agradam.

Definindo a paleta de cores

Com relação às cores, a dica para não errar é apostar sempre em uma base neutra. “Prefiro trabalhar com uma base mais neutra e jogar cores mais tendenciosas em peças menores e mais baratas que podem ser substituídas com mais regularidade”, indica a arquiteta.

Para os móveis, o mais importante é que eles estejam em equilíbrio com as proporções do ambiente. “O mobiliário não pode comprometer as áreas de circulação nem o posicionamento de cada elemento. Isso é importante para que o ambiente seja funcional e agradável esteticamente”, conta Virgínia.

Itens da decoração

Investir em peças com maior qualidade é um passo fundamental na hora de decorar. “Mesmo que demore um tempo maior para montar todo o apartamento, é importante comprar peças adequadas, de qualidade e em lojas que garantam um bom pós-venda. A economia é maior quando os móveis e demais utilitários são bons e de design, pois eles terão maior tempo de vida e conforto”, acrescenta a arquiteta.

Para fechar, é primordial fazer uma lista de prioridades. “O erro mais grave ocorre quando a pessoa sai comprando móveis e adornos sem um planejamento, sem ter verificado se as medidas estão adequadas, se os materiais e acabamentos são resistentes, adequados e práticos para cada uso. A falta do projeto faz com que haja mais gastos e que o resultado não saia como esperado”, alerta a profissional.