Educação financeira: 5 dicas para fazer seu dinheiro render mais!

16 março 2022

Investimento para seu dinheiro render

Você sabia que, se uma pessoa tiver um bom planejamento financeiro, é possível fazer com que o sonho de ter uma casa própria caiba no orçamento familiar?

Para isso, saber como fazer o dinheiro render é indispensável e vai ajudar a realizar todos os seus objetivos.

Nesse sentido, mesmo que ela não tenha um alto salário, transformar esse desejo em realidade não é impossível.

Entretanto, para este objetivo é essencial que se desenvolva uma boa educação financeira e evite situações que possam comprometer as suas receitas.

A boa notícia é que, aplicando algumas orientações simples e tendo disciplina, você será capaz de ter equilíbrio e permitirá conquistar alguns grandes objetivos.

Pensando nisso, confira neste post qual a importância e 8 dicas valiosas sobre como fazer o dinheiro render mais!

 O que significa fazer o dinheiro render mais

Em muitos momentos da vida, é comum perder o controle das finanças e passar por apertos que comprometem a qualidade de vida.

Consiste em uma situação que afeta milhares de pessoas e pode ser resolvida com muito planejamento e educação financeira.

Nesse contexto, adotar estratégias para fazer o dinheiro render é a melhor forma para restabelecer o controle sem precisar de empréstimos.

Trata-se de medidas que têm o objetivo de reduzir os custos, eliminar dívidas e otimizar o salário para atender os compromissos e favorecer o crescimento.

Sendo assim, você equilibra as despesas e ainda conta com uma porcentagem do seu salário para utilizar em investimentos.

Com isso, é possível ter oportunidades para evoluir e alcançar os objetivos, além de tranquilidade para conduzir as finanças sem ficar no vermelho.

Qual a importância de fazer o dinheiro render

As questões financeiras são relevantes para qualquer pessoa e tem relação direta com o bem-estar e qualidade de vida.

Por esse motivo, ter saúde financeira pessoal é um fator extremamente importante e que proporciona benefícios imprescindíveis para a vida.

Além de ter maiores oportunidades de conseguir realizar os seus sonhos, como o da casa própria, ajuda a evitar o excesso de dívidas, que acabam virando uma bola de neve e comprometendo todas as atividades, inclusive, o acesso ao lazer e compras básicas.

Saiba nos próximos tópicos, os principais benefícios que demonstram a importância de saber como fazer o dinheiro render!

Maior tranquilidade

O equilíbrio entre as despesas e o que ganha de salário é muito importante para pagar dívidas na data correta e evitar juros abusivos.

Portanto, fazer o dinheiro render contribui para ter maior tranquilidade e calma para planejar sua vida sem ter atrasos.

Aumento do patrimônio

Quando o salário rende mais, é possível fazer uma reserva financeira e utilizar para alcançar objetivos específicos, como comprar um apartamento.

Sendo assim, você pode aumentar o seu patrimônio e ter ainda uma vida mais tranquila no futuro.

Mais qualidade de vida

Para ter a satisfação de comprar um imóvel, viajar ou adquirir outros bens, é preciso alcançar uma boa reserva financeira.

Para isso, fazer o dinheiro render é a melhor alternativa de melhorar a sua qualidade de vida e ter recursos para alcançar os seus objetivos.

Facilidade para alcançar objetivos

Por fim, ter dinheiro em caixa aumenta as suas possibilidades para alcançar os seus objetivos com maior rapidez.

Ao fazer seu dinheiro trabalhar por você, o seu rendimento mensal fica mais consistente e permite criar uma boa reserva de emergência, para que em momentos de dificuldade, você não tenha que recorrer a juros altos, rotativo do cartão ou mesmo se endividar pagando juros sobre juros.

5 Dicas de como fazer o seu dinheiro render mais 

Para economizar e fazer o dinheiro do seu salário render é preciso adotar boas práticas de gestão financeira pessoal.

Com um bom planejamento, é possível equilibrar os ganhos e despesas e fazer que sobre recursos para investir no seu futuro.

Em outras palavras, algumas atitudes vão contribuir para otimizar o salário e garantir que seus recursos rendam, sem deixar de arcar com os compromissos.

Mesmo que exija um tempo para organizar as finanças, trata-se de uma ação imprescindível para ter uma vida mais tranquila.

Veja a seguir, como fazer o dinheiro render e ter maior comodidade no seu orçamento!

1. Defina objetivos financeiros

O primeiro passo para conseguir transformar sonhos em realidade é estabelecer um objetivo claro e realista.

Para isso, considere o que você pretende realizar a curto, médio e longo prazo, definindo as prioridades de forma evidente e específica.

Isso é um pouco óbvio, pois, caso você não saiba exatamente o que deseja e o quanto será preciso economizar.

Dessa forma, é fundamental que se coloque um valor monetário em seu sonho para que você saiba exatamente o quanto falta para realizá-lo.

Uma boa dica é dividir o objetivo principal em metas menores, visto que é possível se motivar a cada pequena conquista.

2. Conheça sua situação atual

A próxima etapa é descobrir como está a sua situação financeira. Para isso, faça um levantamento preciso para onde vai cada centavo do seu salário, distinguindo os gastos essenciais dos supérfluos.

Anote todas as informações para criar um panorama sobre suas finanças.

Dessa maneira, será possível determinar como é o seu perfil de consumo e o que será necessário fazer para poupar dinheiro.

Além disso, entender a sua situação vai ajudar a orientar as suas decisões e saber o que pode ser economizado, sem passar por apertos.

Ao ter esse autoconhecimento, você conseguirá ver de forma clara quais são os gastos que poderão ser diminuídos ou até mesmo cortados.

Outro ponto importante é descobrir o quanto se tem em dívidas, pois, dependendo das condições, é preferível quitá-las primeiro para depois pensar em outro investimento.

Controle de gastos

Para que se consiga transformar em realidade o sonho da casa própria, cada centavo economizado poderá fazer uma grande diferença.

Por isso, é necessário usar o dinheiro de maneira consciente para evitar gastos desnecessários e conseguir economizar mais.

Mesmo que o seu desejo seja comprar um apartamento por meio de um financiamento imobiliário, será necessário que você tenha parte do valor do imóvel para poder ser usada como entrada.

Sendo assim, avalie o quanto você conseguirá poupar a cada mês com o objetivo de acumular esse recurso.

3.Gaste menos e invista mais

Existem estudos que comprovam que o brasileiro não tem o hábito de guardar dinheiro, pois prefere usar o salário em consumo imediato em diversos fatores do que fazer uma poupança, investir ou ter uma reserva de emergência.

Existem casos em que a pessoa gasta mais do que recebe mensalmente, o que a leva ao endividamento.

Uma situação que afeta milhares de pessoas e provoca impactos negativos nas finanças, devido ao pagamento de juros e multas que elevam os valores.

Especialistas em educação financeira recomendam que se economize de 10 a 30% do seu faturamento mensal.

Sendo que, para se ter mais segurança e estar preparado para imprevistos, uma outra boa dica é construir um fundo de emergências antes de se preparar para fazer um grande investimento.

Investimento

Seja qual for o seu objetivo, é praticamente obrigatório fazer uma reserva financeira para alcançá-lo. Todavia, caso você deseje ir mais rápido, apenas economizar dinheiro não é suficiente.

É necessário fazer algumas aplicações financeiras para que o recurso investido consiga render juros.

Em outras palavras, é uma maneira para fazer o dinheiro trabalhar para você e aumentar ao longo dos anos, favorecendo diversos benefícios.

Por esse motivo, para conseguir boa rentabilidade, é muito importante saber mais sobre investimentos.

Dessa forma, você conseguirá diversificar sua carteira, minimizar riscos e obter melhores lucros, em possibilidades reais para multiplicar a sua poupança.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um recurso importante, desde que seja utilizado com sabedoria e consciência, evitando excessos.

A inadimplência em cartões de crédito são as principais responsáveis pelo endividamento, além de serem passíveis de juros elevados.

Portanto, utilize o cartão somente quando for extremamente necessário e lembre-se que não se trata de um dinheiro extra, mas de uma nova dívida.

O devido cuidado com o uso do cartão é substancial para o equilíbrio financeiro e fazer o seu dinheiro render mais.

4. Estabeleça um teto de gastos mensais

Para ter uma margem de operação, é importante definir uma porcentagem do seu salário como teto de gastos.

É um fator muito importante para evitar gastar sem necessidade e garantir que um determinado valor seja direcionado para a reserva financeira.

Sobretudo, definir um teto de gastos é uma forma para garantir o autocontrole, o que ajuda a evitar novas dívidas.

Por isso, faça um cálculo preciso para saber o quanto pode gastar sem comprometer a saúde financeira e deixar de pagar despesas fixas em dia.

Renda extra

Se deseja ter um alívio e acelerar a recuperação financeira, é muito interessante considerar alguma forma para ter uma renda extra.

Sendo assim, se você tem algum talento ou gosta de alguma atividade que possa render lucros, é uma ótima ideia investir.

Assim, será possível aumentar o seu salário e pagar algumas dívidas com maior agilidade, evitando juros e até mesmo, reduzindo os valores.

Uma boa forma para organizar a sua vida financeira e ainda ter possibilidades de guardar mais dinheiro para atingir seus objetivos.

5. As melhores formas para o seu dinheiro render mais

Ter dinheiro guardado é sempre uma boa ideia, no entanto, algumas estratégias são importantes para fazer que ele renda ao longo do tempo.

Além dos rendimentos, fazer aplicações também contribui para não utilizar os recursos de forma indevida e atrasar os seus planos.

Em vista disso, investir o dinheiro é a melhor opção para preservar o seu patrimônio e fazê-lo evoluir. Para isso, é possível encontrar diversas possibilidades, por exemplo:

  • investir em ativos de renda fixa;
  • investir em ativos de renda variável;
  • fazer uma poupança.

Se deseja ter ainda mais rendimentos, uma boa alternativa é comprar um apartamento, que tem ótima valorização em pouco tempo.

Dessa forma, você terá um bem expressivo e que pode ser alugado ou vendido no futuro, gerando ótimos lucros.

Como você pôde perceber, saber como fazer o dinheiro render é essencial e contribui para ter uma boa educação financeira. É um grande passo para conseguir realizar o sonho de comprar o seu primeiro imóvel e manter bons hábitos que vão ser imprescindíveis para toda sua vida.

Gostou do post? Agora que você entendeu as melhores estratégias sobre como fazer o dinheiro render e alcançar o equilíbrio financeiro, assine a nossa newsletter! Receba outros conteúdos e novidades incríveis diretamente no seu e-mail com toda comodidade!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório