Efeito do 'boom' imobiliário, brasileiro acessa cada vez mais sites de imóveis

09 julho 2008

Como reflexo do momento positivo vivenciado pelo mercado imobiliário no Brasil, os consumidores têm buscado, cada vez mais, informações sobre casas e apartamentos, comerciais e residenciais, na internet. Para se ter uma idéia, em abril deste ano, 1,2 milhão de pessoas navegaram, de suas casas, em sites relacionados a imóveis.

O montante corresponde a mais do que o dobro da quantidade de pessoas que buscaram informações sobre imóveis na internet no mês de abril de 2007, 528 mil. Houve também crescimento expressivo na comparação com o mês anterior, março de 2008, quando 1,177 milhão de pessoas acessaram os sites relacionados a imóveis.

Os dados são do Ibope NetRatings e foram divulgados nesta quarta-feira (28). O topo de acessos aos sites da categoria foi em janeiro, com um total de 1,5 milhão.

Expansão
De acordo com o Gerente de Análise do Mercado do Ibope, Alexandre Magalhães, o que se percebe é que o 'boom' imobiliário reflete na internet. "Existem mais pessoas buscando não só informações em classificados, mas nas próprias construtoras, incorporadores e empresas do setor", afirmou.

A expansão da procura de imóveis na internet se dá também devido ao crescimento do uso da web residencial. "O que a gente tem percebido é que, com o acesso da população à banda larga, a internet passa a ter outras utilidades. Mesmo sem o 'boom', seria natural uma maior procura pelo assunto", explicou Magalhães.

Segundo o Ibope NetRatings, as mulheres adultas são as que navegam com mais intensidade neste tipo de site.

Internet residencial
No mês de abril, o número de internautas residenciais ativos atingiu a marca de 22,4 milhões de usuários, um crescimento de 41,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando havia 15,9 milhões de pessoas com acesso residencial.

De todos os usuários ativos no quarto mês deste ano, 82% navegaram na internet por banda larga, o que representa 18,3 milhões de pessoas e um crescimento de 53% na comparação com abril do ano passado, quando 11,9 milhões de brasileiros utilizaram esse tipo de conexão.

Segundo o estudo, o tempo médio de navegação residencial por internauta brasileiro foi de 22h47min, aumento de 4,9% em relação a abril do ano passado.

Fonte: InfoMoney
Por Flávia Furlan Nunes, em 28/05/08


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