Como reflexo do momento positivo vivenciado pelo mercado imobiliário no Brasil, os consumidores têm buscado, cada vez mais, informações sobre casas e apartamentos, comerciais e residenciais, na internet. Para se ter uma idéia, em abril deste ano, 1,2 milhão de pessoas navegaram, de suas casas, em sites relacionados a imóveis.
O montante corresponde a mais do que o dobro da quantidade de pessoas que buscaram informações sobre imóveis na internet no mês de abril de 2007, 528 mil. Houve também crescimento expressivo na comparação com o mês anterior, março de 2008, quando 1,177 milhão de pessoas acessaram os sites relacionados a imóveis.
Os dados são do Ibope NetRatings e foram divulgados nesta quarta-feira (28). O topo de acessos aos sites da categoria foi em janeiro, com um total de 1,5 milhão.
Expansão
De acordo com o Gerente de Análise do Mercado do Ibope, Alexandre Magalhães, o que se percebe é que o 'boom' imobiliário reflete na internet. "Existem mais pessoas buscando não só informações em classificados, mas nas próprias construtoras, incorporadores e empresas do setor", afirmou.
A expansão da procura de imóveis na internet se dá também devido ao crescimento do uso da web residencial. "O que a gente tem percebido é que, com o acesso da população à banda larga, a internet passa a ter outras utilidades. Mesmo sem o 'boom', seria natural uma maior procura pelo assunto", explicou Magalhães.
Segundo o Ibope NetRatings, as mulheres adultas são as que navegam com mais intensidade neste tipo de site.
Internet residencial
No mês de abril, o número de internautas residenciais ativos atingiu a marca de 22,4 milhões de usuários, um crescimento de 41,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando havia 15,9 milhões de pessoas com acesso residencial.
De todos os usuários ativos no quarto mês deste ano, 82% navegaram na internet por banda larga, o que representa 18,3 milhões de pessoas e um crescimento de 53% na comparação com abril do ano passado, quando 11,9 milhões de brasileiros utilizaram esse tipo de conexão.
Segundo o estudo, o tempo médio de navegação residencial por internauta brasileiro foi de 22h47min, aumento de 4,9% em relação a abril do ano passado.
Fonte: InfoMoney
Por Flávia Furlan Nunes, em 28/05/08
Efeito do 'boom' imobiliário, brasileiro acessa cada vez mais sites de imóveis
09 julho 2008