Na hora de decorar a casa, tantas escolhas estão em jogo, que as cortinas acabam ficando entre os últimos itens. Nem por isso, essa decisão é fácil ou deve ser negligenciada. Para te ajudar a escolher a cortina certa para o seu apê, diante de tanta variedade de modelos, tecidos, tamanhos e cores, confira as dicas a seguir.

cortina certa para seu apê 1

Cortina, beleza e funcionalidade para o seu apê

Controlar ou inibir totalmente a entrada de luminosidade, evitar os olhares curiosos vindos do lado de fora, deixar a casa mais aconchegante ou simplesmente completar a decoração. Estas são algumas das razões para escolher a cortina certa para o seu apê.

  1. Cortinas que encostam no chão são muito mais elegantes. Cortinas curtas só ficam bem quando há um móvel sob a janela.
  2. Algumas medidas devem ser levadas em consideração na hora de escolher as cortinas: se a distância entre duas janelas for de aproximadamente 30 cm você pode usar uma única cortina para ambas. Outra dica é deixar algo em torno de 20 cm sobrando em cada lado para evitar que a luminosidade entre. Para cobrir toda a parede com a cortina, não deixe mais que 60 cm em qualquer um dos lados.
  3. Cortinas escuras são lindas e bem chamativas, mas com o sol batendo direto nelas, vão acabar desbotando. Cuidado!
  4. Evite usar cortinas de tecido em ambientes com muita umidade, como banheiros e área de serviço. A umidade favorece o aparecimento de fungos.
  5. Na hora de escolher os tecidos, prefira os pré-lavados para evitar dor de cabeça na hora de lavá-los, pois eles tendem a encolher!
  6. As persianas são mais fáceis de limpar, perfeitas para quem tem alergia.

Vale ainda considerar que a cortina é uma moldura da decoração. Portanto, atente-se ao estilo da sua casa. Diferentes ambientes, também pedem cortinas compatíveis. E o melhor: além de múltiplas funções, elas são um recurso precioso para (re)decorar sem gastar muito.