Um ambiente tão importante, compacto na maioria dos novos apartamentos e com tanta coisa para guardar. A área de serviço é extremamente importante no dia a dia, mas tê-la de forma organizada, bonita e funcional pode ser um desafio. Para extrair o melhor desse espaço e transformá-lo no aliado que ele deve ser, confira as dicas a seguir.

Area-de-Servico-1

Área de serviço funcional em 5 passos:

1. Iluminação e ventilação: para executar bem os trabalhos e secar rapidamente a roupa, esses são dois pontos essenciais, que precisam ser priorizados na hora de escolher móveis, utensílios e acessórios para compor a área de serviço.

2. A melhor área de circulação (espaço livre) possível: para conseguir realizar as atividades com conforto, é importante deixar um espaço totalmente livre. Neste quesito, avalie também as questões de ergonomia para definir a altura de instalação do tanque, torneira e varal.

3. Equipamentos e acessórios: que a tecnologia pode ser uma grande aliada em casa, ninguém dúvida. Em espaços compactos elas podem ser ainda mais estratégicas. Um máquina de lavar com função de secagem, por exemplo, economiza espaço e ainda ajuda na missão de secar as roupas. Varais retráteis e caixas organizadoras também são essenciais!

4. Armários: ter um lugar para guardar todos os itens de limpeza e serviço é essencial para manter o local organizado. As opções de móveis planejados são sempre as melhores, pois atendem as necessidades específicas da família e da casa, mas já há opções pensadas especificamente para área de serviço em lojas de móveis. Pense nos itens que tem em casa na hora de escolher a melhor opção, como espaço para pendurar vassouras e rodos, baldes e bacias, a tábua de passar roupa (ou com tábua embutida) e suportes para pendurar cabides. E lembre-se de aproveitar com sabedoria o espaço das paredes. Prateleiras, aramados e nichos são algumas alternativas.

5. Divisória. No caso de área de serviço integrada à cozinha, ter alguma separação entre os cômodos é uma vantagem, ainda mais quando se faz muitas frituras. Além de evitar o compartilhamento de cheiros e odores, isso garante a privacidade da família, pois as roupas sujas ficam restritas, e até a higiene.