De quais documentos preciso para comprar um apartamento?

26 fevereiro 2017

15 comentários
Mão segurando uma caneta preta com detalhes dourados em cima de alguns papeis impressos.
O sonho de se livrar do aluguel e morar em seu próprio imóvel é mais fácil de ser realizado do que você pensa. Com o programa do governo “Minha Casa, Minha Vida”, agora é possível facilitar a aquisição da casa própria para a população em uma faixa de renda que antes não era atendida.

Além disso, as construtoras populares capricham para oferecer apartamentos de qualidade, com ótimo acabamento e em localizações estratégicas. Para facilitar o financiamento, muitas também fazem parcerias com os bancos.

Fazer um planejamento cuidadoso é o primeiro passo em direção à conquista do imóvel dos seus sonhos. Uma boa forma de começar é juntar informações sobre quais serão os documentos para comprar um apartamento para morar com sua família. Confira quais são eles no post de hoje:

Documentos necessários para comprar um apartamento

Além da sua documentação pessoal, será preciso reunir documentos que comprovem a situação cadastral do vendedor e de que o imóvel está em situação legal para ser negociado. Comprando de uma construtora credenciada pelos bancos seja Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou outro. Um eventual processo de financiamento se torna muito mais fácil.

Isso acontece porque a própria construtora já se encarrega de manter a documentação do vendedor e do imóvel sempre atualizadas junto ao órgão financiador. Vamos ver quais documentos são esses?

1. Documentação do comprador

• Documento oficial de identidade, CPF e Declaração de Imposto de Renda (ou Declaração de Isento);
• Carteira de Trabalho, se for utilizar o FGTS;
• Comprovantes de despesas, como as três últimas faturas de cartão de crédito e três comprovantes mais recentes de aluguel (se for o caso);
• Comprovantes de renda de acordo com a atividade, que podem ser contracheques, Declaração do IR, extratos bancários ou outros comprovantes.

2. Documentos do vendedor

• Se pessoa física, documento oficial de identidade e certidão recente de estado civil. Se casado, os documentos são de ambos os cônjuges;
• Se pessoa jurídica, documento oficial de identidade dos representantes legais, contrato social e posteriores alterações registradas, certidão simplificada da Junta Comercial. No caso de sociedade anônima, Estatuto Social e última ata de eleição da diretoria com publicação no Diário Oficial.

Para comprovar a idoneidade da pessoa jurídica, também são necessárias certidões negativas de débito com o INSS, Justiça do Trabalho, Justiça Federal e de débitos estaduais fornecida pela Secretaria de Estado da Fazenda.

3. Documentos do imóvel

Essa parte é de fundamental importância para garantir que o imóvel está legalizado e que não existem dívidas ligadas a ele. Os documentos são:

• Escritura e registro no Cartório de Registro de Imóveis;
• Certidão vintenária de ônus reais, que mostra o histórico do imóvel nos últimos 20 anos;
• Registro de ações reipersecutórias e alienações, emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis, para comprovar que o imóvel já não foi vendido a outra pessoa;
• Comprovação de quitação de impostos municipais e do IPTU;
• Planta do imóvel com aprovação da prefeitura municipal;
• Certidão de Habite-se, também emitida pela prefeitura;
• Quitação com o condomínio, em caso de apartamento.
A princípio, juntar os documentos para comprar um apartamento pode parecer complicado, mas, na verdade, muitos deles podem ser obtidos pela internet — o que facilita muito a tarefa.

É importante observar que muitas certidões têm validade de 30 dias, então é melhor providenciar primeiro os documentos com validade indeterminada antes de solicitar as certidões. Além disso, como mencionamos acima, comprando de uma construtora que também seja correspondente imobiliário junto aos bancos, o processo de compra será bastante simplificado. Você só precisará se preocupar com a sua própria documentação.

Importante saber também:

Ter um teto para acolher seu bem mais precioso, que é a sua família, é um objetivo de vida que você pode alcançar mais cedo do que imaginava. Por isso, mãos à obra! Pesquise com cuidado até encontrar seu imóvel ideal, junte os documentos necessários para comprar o apartamento e feche o negócio. Depois, é só decorar com carinho e ser muito feliz!

Aliás, você sabia que o Blog da MRV é atualizado constantemente com informações importantes sobre seu futuro apartamento? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Comentários

Erli Lessa
Erli Lessa disse: 08 dezembro 2019
Que tem casa própria pode adquirir um Apto ???
MRV
MRV disse: 20 dezembro 2019
Olá Erli, tudo bem?

Depende da situação!
Se você pretende conquistar um apê da MRV através do programa Minha Casa Minha Vida e o imóvel estiver em seu nome, você não poderá ganhar o subsídio do programa do governo. Mas caso você opte por comprar a vista o imóvel, não há problema em ter um outro em seu nome!
Suelen Elisangela de Siqueira
Suelen Elisangela de Siqueira disse: 03 abril 2020
Gostaria de saber se quem tem o nome no Serasa tem problema consegue comprar o apartamento?
MRV
MRV disse: 03 abril 2020
Olá Suelen, tudo bem?

Sim, é possível conquistar um apartamento mesmo tendo o nome sujo. Separamos para você este artigo especial, que explica tudo direitinho e poderá esclarecer todas as suas dúvidas!
Sara
Sara disse: 25 maio 2020
Meu nome está limpo e o do meu marido com restrições. Consigo fazer um financiamento pela MRV ou é melhor primeiro limpar o nome dele ?
MRV
MRV disse: 26 maio 2020
Olá Sara, como vai?

Venha conversar com nosso atendente virtual através do nosso WhatsApp. Ele poderá te ajudar a esclarecer sua dúvida sobre financiamento de imóvel e ainda realizar uma simulação gratuita pra você. Aguardamos o seu contato!
Evandro
Evandro disse: 08 junho 2020
Boa tarde O que é preciso para tirar um apartamento pela MRV. Tenho MEI. Obrigado
MRV
MRV disse: 08 junho 2020
Olá Evandro, como vai?

Nosso atendente virtual está esperando por você. Entre em contato com ele através do nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre financiamento para autônomos. Aproveite para fazer uma simulação gratuita! ;)
Rodrigo
Rodrigo disse: 26 outubro 2020
Qual mínimo de renda família para conseguir financiar o apartamento?
MRV
MRV disse: 06 novembro 2020
Olá Rodrigo, como vai?

Vem conversar com a gente! Nosso atendente virtual pode te ajudar a tirar todas as suas dúvidas sobre como financiar o seu apê. Entre em contato com ele através do nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas! 😉 
Renato Souza
Renato Souza disse: 06 janeiro 2021
Qual a menor renda pra conseguir compra um apt
MRV
MRV disse: 08 janeiro 2021
Olá Renato, como vai?

Temos nosso consultor online disponível para vocêAcesse agora nosso WhatsApp e tire todas as suas dúvidas sobre o seu futuro apê. Aproveite para fazer uma simulação gratuita! 😉 
Priscila
Priscila disse: 13 outubro 2022
Gistaria de saber a pessoa com restrição com a receita federal vonsegue financiar o apartamento?
MRV
MRV disse: 26 outubro 2022
Olá, Priscila, como vai?
Sabemos que existem bancos que oferecem linha de financiamento imobiliário para pessoas com restrição no CPF. Mas o melhor que você pode fazer é conversar diretamente com um de nossos corretores através do nosso WhatsApp, eles saberão te informar com todos os detalhes como você deve proceder. Aguardamos o seu contato!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório