Imóvel na planta ou pronto: qual o melhor pra mim?

08 junho 2022

2 comentários
Planta do apartamento recém financiado

Adquirir um imóvel é um grande investimento, por isso tal passo exige alguns cuidados e um bom planejamento para garantir que você está fazendo o melhor negócio.

Nessas horas, é comum ficar em dúvida entre comprar um imóvel na planta ou um que já esteja pronto, afinal, cada opção tem diferentes benefícios que devem ser considerados antes que essa decisão seja tomada.

Para ajudar você, listamos as vantagens e desvantagens de cada um para facilitar a escolha do imóvel ideal. Confira!

Imóvel na planta

Adquirir um imóvel na planta traz diversos benefícios. Geralmente, ele tem um valor mais baixo do que o já pronto e as opções de pagamento são bem atrativas: é comum pagar 30% do valor do imóvel até a entrega das chaves e o restante pode ser financiado ou pago à vista.

As taxas costumam ser baixas e as construtoras oferecem várias vantagens e condições facilitadas para o pagamento. Além disso, o imóvel ainda não está valorizado, o que diminui o seu valor inicial.

Por outro lado, o potencial de valorização é alto. Pagando-se um valor mais baixo, o imóvel terá um valor final mais alto, o que garante que esse investimento renderá bons lucros.

Outro ponto importante é que, comprado na planta, o imóvel não precisará de reformas ou de qualquer tipo de conserto estrutural. O comprador poderá se mudar logo com a entrega das chaves!

Contudo, também há desvantagens: a entrega do imóvel demora mais, pois é preciso esperar a conclusão da obra. Por isso, essa pode não ser uma opção atrativa se você quer mudar rápido.

Imóvel pronto

A grande vantagem de um imóvel pronto é a rapidez na mudança. Como já estará tudo feito, dependendo da disponibilidade ou da negociação você poderá se mudar logo que assinar o contrato.

Claro que algumas coisas ainda podem estar pendentes, como comprar móveis e fazer alguns reparos necessários, mas, de forma geral, ele já estará pronto para morar.

Outra vantagem é a possibilidade de visitar o imóvel antes de realizar a compra para saber exatamente o que você está adquirindo.

Visitando o local você terá uma visão completa da distribuição e tamanho dos cômodos, terá a possibilidade de colocar os móveis que já possui, etc.

Há uma vantagem também em relação ao financiamento: geralmente, ele pode ser feito de imediato, só dependendo da sua capacidade financeira.

A entrada costuma ser de 10% a 30% do valor total do imóvel e as parcelas podem ser simuladas de acordo com cada instituição financeira.

Porém, não há somente vantagens na hora de adquirir um imóvel pronto: ele costuma ter um valor mais elevado do que os imóveis na planta. Isso acontece porque já estão valorizados, ou seja, foram construídos por um valor bem menor.

Então, qual é o melhor?

Sabendo as vantagens e desvantagens de cada opção, é possível decidir qual é a melhor para você. Analise bem: se quiser mudar rapidamente, comprar um imóvel pronto traz várias vantagens.

Se procura um investimento com alto potencial de valorização ou não tem pressa para morar em sua nova residência, os imóveis na planta podem ser o que você procura.

Analise bem as opções de financiamento e condições de pagamento de cada um e veja o que o seu orçamento suporta. Fazendo isso você pode descartar uma das alternativas!

Imóvel na planta MRV

Durante o processo de decisão sobre qual formato é melhor para você e sua família, se torna muito importante considerar os benefícios que o imóvel na planta da MRV oferece.

Existem uma série de condições facilitadas para proporcionar a melhor experiência para quem deseja sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria sem apertar o orçamento.

Aqui é possível financiar com a entrada parcelada, redução da burocracia, usar o saldo do FGTS, alcançar parcelas que cabem no seu bolso e entrada facilitada.

Sem contar o atendimento personalizado dos corretores especialistas da MRV que te ajudam a encontrar um imóvel com a sua cara nas melhores regiões de sua cidade.

Planejamento

Quando a opção é comprar o imóvel na planta, a parte do planejamento fica muito mais simples. Afinal de contas, se mudar para uma casa nova envolve diversas outras coisas além de escolher o imóvel, como gastos com a mobília, decoração, adaptações estruturais, contratação do carregamento das coisas do imóvel anterior e tudo isso exige planejamento.

Ao ter tempo suficiente para avaliar cada detalhe, os detalhes do imóvel próprio ganham personalização, estilo e se encaixa com o perfil da família.

Além disso, é possível definir no orçamento quanto será necessário ter à disposição para cumprir com as etapas seguintes da aprovação do financiamento.

Liberdade de personalização

O imóvel na planta permite que você tome todas as decisões com base em qualidade e melhor custo-benefício desde os primeiros momentos após a compra.

Assim, o processo de personalização ganha em liberdade para definir, por exemplo, os acabamentos que serão usados, o tipo de piso, projeto elétrico, marcenaria, mobiliário e revestimentos.

Assim que o contrato for assinado e as obras evoluírem, a MRV oferece a possibilidade de adquirir o serviço de kit acabamento (caso a unidade escolhida ofereça esta opção).

Além de ter proporcionar um imóvel conforme suas preferências, o kit ainda traz diversas outras vantagens. A principal delas é não ter nenhum tipo de estresse com a reforma.

Custo mais baixo nas mudanças

Só quem passa por uma obra sabe o quanto as negociações, processos e escolhas podem dar trabalho e sobrecarregar quem está envolvido.

Com o serviço da MRV, todas as mudanças necessárias são feitas antes mesmo do imóvel ser entregue. Então, não precisa lidar com sujeiras e barulhos enquanto o processo de transformação acontece.

Escolher reformar depois do imóvel pronto tende a ter um custo muito mais alto quando comparado com o kit de acabamento. Isso porque todos os materiais e serviços precisam ser pagos novamente.

Ao contratar esta opção, os valores referentes à mão de obra são descontados no valor final com garantia de economia e qualidade.

Qualidade para muitos anos

O principal objetivo da MRV com o kit de acabamento é que o imóvel tenha a sua cara, seja impecável em qualidade, tenha mão de obra competente e especializada, respeite os padrões técnicos e esteja adequado ao que existe de melhor em arquitetura e design.

Com isso, saiba que a contratação do serviço se trata de um investimento em qualidade visual e estrutural que vai durar por muitos anos com a garantia oferecida pela MRV.

Isso impacta ainda na valor do imóvel caso seja necessário vendê-lo no futuro e no processo de manutenção facilidade que deve ser feito de tempos em tempos.

ARMÁRIOS PLANEJADOS

Quando falamos na possibilidade de ter cada detalhe do imóvel na planta com a sua personalização, isso incluí os armários planejados. 

Na prática, em um apartamento confortável e compacto, pensar em praticidade e funcionalidade se torna indispensável. São soluções inteligentes para adaptar seu estilo de vida às necessidades do dia a dia. 

Esta opção representa muito mais do que ter móveis bonitos e com materiais de qualidade. É também a chance de aproveitar cada cantinho do imóvel em uma decoração pensada de maneira estratégica. 

Tudo envolve o melhor custo-benefício com a potencialização das características de cada ambiente com estilo e sofisticação. 

Outro ponto que deve ser levantado é que o projeto todo é personalizado e você consegue economizar até 30% no valor total. 

Um dos principais cuidados da MRV com este tipo de serviço é selecionar as melhores parcerias para que a experiência de realização seja a mais completa possível com o que existe de melhor no mercado. Veja a seguir outros benefícios de optar pelos armários planejados: 

  • espaços mais otimizados que ajudam a manter a casa sempre organizada; 
  • móveis projetados de acordo com o estilo definido para cada ambiente; 
  • mais espaço para circulação no imóvel com medidas exatas pensadas em conforto e funcionalidade; 
  • beleza e originalidade de forma prática e com foco em segurança. 

MUNDO DA CASA MRV 

Outra vantagem exclusiva aos clientes da MRV e que ajuda muito após o processo de compra de um imóvel na planta é a plataforma Mundo da casa MRV. 

Ela tem tudo o que você precisa para decorar, se inspirar e personalizar para que o imóvel fique do jeitinho sonhado. 

É uma forma de estar presente em cada passo depois da realização do sonho da compra da casa própria com soluções que vão desde a decoração até descontos de até 40% nos maiores varejistas do Brasil para adquirir eletrodomésticos e tudo o que você precisar. 

Entre os principais exemplos de descontos estão a Magazine Luiza, MadeiraMadeira, Electrolux, Petz Tok&stok e muitos outros. 

Isso faz com que além da economia com em dinheiro, o tempo gasto com todo o processo de organização da casa nova seja muito melhor com foco em já começar uma experiência que preza pela qualidade de vida logo nos primeiros passos depois da compra do imóvel. 

Os acabamentos também podem ser personalizados com opções de pisos em porcelanato, bancadas em granito, cerâmica, laminados e revestimentos. 

E para quem mora no Sul e no Sudeste, existe a possibilidade de economizar com a conta de energia elétrica em até 16% e ajudar na preservação do planeta por meio de parcerias com empresas fornecedores de energia solar. 

Agora ficou claro quais são as vantagens de escolher imóvel na planta ou pronto. Claro que ambos possuem prós e contras, porém, para quem deseja personalizar, encontrar o melhor custo-benefício e melhorar a qualidade de vida, contar com a qualidade oferecida pela MRV. 

Gostou das informações do artigo? Então cadastre-se para falar com os corretores MRV por meio do WhatsApp, tirar todas as suas dúvidas e fazer uma simulação gratuita de financiamento. 

Comentários

Érica Almeida Barreto
Érica Almeida Barreto disse: 03 novembro 2019
Quero receber notificações e fazer simulação pra comprar apartamento na planta
MRV
MRV disse: 05 novembro 2019
Olá Érica!

Ficamos felizes em saber que você deseja conquistar um apartamento da MRV. Venha conversar com nossos consultores pelo Chat! Eles estão te esperando para tirar todas as suas dúvidas com relação à unidade de seu interesse. Aproveite para fazer uma simulação gratuita! smile

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório