Livros expostos | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Livros expostos

31 maio 2012

Os livros vão muito além da sua função de transmitir cultura e conhecimento para os leitores e, já a um bom tempo, assumem um papel decorativo em diversos ambientes da casa. Estantes, prateleiras, mesinhas de centro, pequenos nichos, criados mudos e até o móvel sob a pia do banheiro ganham charme ao expor os exemplares, que não devem ficar escondidos ou abandonados em qualquer canto.

A média de leitura do brasileiro é de quatro livros por ano. Mas, desse total, só dois são lidos até o fim. É o que indica a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011 – e encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência. Mas caso você esteja acima da média brasileira e já não tenha espaço na estante para tantos livros, reserve alguns para criar móveis, objetos e enriquecer os espaços da casa com muita criatividade.

Livros são ótimos objetos de decoração. Até empilhados no chão, de forma aleatória, já muda o visual do cômodo. Eles funcionam para preencher a estante, o aparador, a mesa lateral, servem de apoio para pequenos objetos, entre outros. Mas, para serem decorativos, o ideal é que tenham a capa dura e bonita. Além disso, seus temas devem despertar curiosidade e ter relação com a história dos donos da casa”, explica a arquiteta Mariana Lombardi.

Não existem regras para quem deseja abraçar essa ideia. Desse modo, dá para ousar nas combinações e deixar os ambientes ainda mais organizados. Os livros servem de suporte para diversos elementos decorativos e criam um desnível interessante no mobiliário.

Os exemplares podem ser dispostos em diferentes posições, misturados por cor e tamanhos diversos. Uma boa dica para iniciar a decoração é alternar livros na vertical e na horizontal, junto com alguns objetos maiores.

Fonte: Jornal Pampulha / Foto: Erik Toef

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório