Mil e uma funções | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Mil e uma funções

19 abril 2011


Se nas lendas das Mil e Uma Noites os tapetes possuem propriedades mágicas, na vida real, seus encantos não deixam por menos. Ok, não temos tapetes voadores por aqui. Mas temos tapetes que, com tantas particularidades são capazes de realizar verdadeiras transformações nos ambientes. Eles podem aquecer, favorecer a acústica, orientar a circulação, integrar ambientes, personalizar os espaços. Basta que se escolha o tapete certo para cada situação, como sugere a arquiteta Estela Netto. "Para os lugares quentes, por exemplo, o ideal é usar tapetes de tecido ou fibra. Salas de estar pedem um tapete mais seco, com muita função decorativa e que não tenha muita altura, para não atrapalhar a circulação. Já um home, necessita de um tapete com mais conforto, mais alto, que possa dar acolhimento ao espaço. Os quartos, se não forem de pessoas alérgicas, precisam de uma escolha muito acertada tanto quanto à cor, à textura e à estampa para que não seja cansativo", enumera a profissional.

Para os alérgicos, aliás, Estela também tem uma dica. “Para quem tem alergia, recomenda-se tapetes de fácil manutenção e com pouco pêlo. Há também os tapetes de couro e couro ecológico que, se aspirados com freqüência, não geram problemas”, exemplifica.

Outro fator muito comentado sobre os tapetes é o valor agregado que alguns deles possuem. "Existem tapetes que são verdadeiras jóias, como os Kilins, por exemplo. São tapetes que passam de geração para geração e que, além de qualidade elevadíssima, são sinônimos de bom gosto e elegância", avalia a arquiteta, lembrando que, nem por isso, um tapete precisa ser necessariamente caro para decorar e cumprir seu papel num ambiente.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório