MRV Engenharia implanta mais uma escola em canteiro de obra  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

MRV Engenharia implanta mais uma escola em canteiro de obra

30 abril 2013

Projeto está alfabetizando profissionais da construção civil em São José dos Campos 



Mais uma sala de aula acaba de nascer em um canteiro de obras da MRV Engenharia! Desta vez, em São José dos Campos, nas obras do empreendimento Spazio Campo Bianco, onde 11 profissionais da construção civil estão se empenhando em aprender as primeiras letras. As aulas começaram no último dia 4 de abril e são realizadas de terça à quinta-feira, na parte da manhã, sempre de 7h às 9h30.


O espaço foi adaptado para se parecer o quanto possível com uma sala de aula convencional. Isso para estimular o aprendizado e aproximar os profissionais-alunos da realidade escolar que não conheceram, seja por falta de oportunidade, tempo ou condições.


O carpinteiro Aparecido Braz de Oliveira, de 68 anos, é um dos que estão encarando os estudos, se apressando em recuperar o tempo longe da sala de aula, às custas de muito esforço e dedicação. Já com algum conhecimento das letras, mas com dificuldade para a leitura, não falta a nenhuma aula. “Mesmo com a “vista cansada”, não vou parar de estudar. Hoje, tem muita diferença da escola de antigamente, por isso, precisamos atualizar o que sabemos”, explica ele que, entre idas e vindas, não havia conseguido ainda terminar o ensino fundamental. “Aqui pra mim está ótimo, quero muito investir para conseguir aprender a ler e escrever direito. Quero saber como usar as vogais e consoantes, sem dificuldade. Também quero me desenvolver na matemática, pois a matéria se modernizou muito nesse tempo todo”, continua.


 O projeto é uma parceria da MRV Engenharia, SindusCon-SP e SESI-SP. O objetivo é aumentar o nível de escolaridade dos trabalhadores da construção civil, referente aos primeiros anos do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) e aperfeiçoar seus conhecimentos relativos à língua portuguesa e à matemática. “Divulgamos a todas as obras, engenheiros e coordenadores os projetos de Elevação de Escolaridade e Capacitação de Mão-de-Obra, este último em parceria com o SENAI. Nas obras onde conseguimos reunir um número mínimo de interessados no canteiro, o curso está sendo implementado com muito sucesso”, explica Adriano Ferreira de Souza, do setor de Recursos Humanos da Regional São Paulo.


A previsão é que a primeira turma se forme nos próximos três meses, e o SESI ficará responsável pela emissão do certificado do curso. “Uma professora foi contratada, instruída e treinada pelo SESI para o atendimento aos nossos alunos. Queremos acabar com o analfabetismo na obra. Isso é essencial para o desenvolvimento integral do nosso colaborador”, afirma Souza.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório