O que devo fazer se atrasar alguma parcela do financiamento?

01 novembro 2017

21 comentários
Casal recalculando suas parcelas para o financiamento

Comprar o próprio imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Para realizá-lo, uma grande parte recorre a instituições financeiras e divide o pagamento ao longo de anos. Porém, a crise frequentemente compromete o orçamento das famílias e o consumidor pode atrasar parcela do financiamento.

O que fazer diante desse problema? Se você também tem essa dúvida, nosso post vai ajudá-lo. Vamos explicar por que é importante resolver a situação rapidamente e as melhores maneiras de alcançar esse objetivo. 

Quais as consequências de atrasar parcelas do financiamento? 

Segundo o modelo de financiamento usado hoje no Brasil, que prevê a garantia alienação fiduciária, o banco tem o direito de retomar o imóvel. O tempo varia de acordo com a instituição, mas a lei permite que o processo de execução seja iniciado 30 dias depois do atraso da primeira parcela.

No mercado em geral, as instituições costumam esperar 60 dias de atraso. Mesmo que a execução se inicie, você ainda pode negociar com o banco. Mas prepare-se: será necessário pagar não só as prestações, mas também taxas pagas ao cartório devido ao processo. ​

Outra consequência do atraso é a perda de benefícios. Alguns bancos oferecem taxas com desconto quando o pagamento é efetuado em dia. Mediante atrasos, ele pode suspender esse desconto, deixando a prestação mais alta.

Como lidar com o atraso nas parcelas do financiamento?

Pague o quanto antes

Pode parecer contraditório dar esse conselho a quem atrasou o pagamento, mas ele é a primeira saída. Se possível, abra mão de outros planos para o dinheiro e efetue imediatamente o pagamento da parcela em débito. 

Vale cancelar a viagem, adiar a compra do carro ou mudar os filhos de escola. O importante é cumprir os compromissos assumidos para evitar um processo de execução que dê ao banco o direito de retomar o imóvel. 

Peça um empréstimo para pagar a dívida

Se o problema for apenas pontual, uma das opções é recorrer a um empréstimo. Essa não é uma alternativa interessante para grandes valores, já que essas operações financeiras costumam ter juros mais altos.

No entanto, se for apenas o necessário para cobrir algumas poucas parcelas, pode ser a opção mais simples. Só não se esqueça de ajustar seu orçamento, organizar as finanças e cortar despesas para não ficar inadimplente com o empréstimo e agravar o problema. 

Negocie com a instituição financeira ou construtora

Se as prestações não estão realmente cabendo no seu bolso, provavelmente é hora de procurar o banco que fez o financiamento para tentar reduzir o valor da parcela e aumentar o prazo do pagamento. 

O banco manterá a taxa de juros, e isso significa que ao final, o valor do imóvel será bem maior que o estabelecido no início. Porém, é mais interessante fazer essa adaptação e conseguir uma parcela que cabe em seu orçamento do que perder o imóvel por falta de pagamento. 

Tente a portabilidade da dívida

Se o seu banco não aceitar negociar, a legislação dá a possibilidade de levar sua dívida para outra instituição que cobre juros menores ou ofereça um prazo maior. Pesquise bastante para não cair em uma armadilha e acabar pagando muito mais pelo imóvel. 

Verificar se é possível continuar pagando

Se o atraso aconteceu por um problema pontual, acerte o pagamento e continue com seu financiamento normalmente. Mas se você perceber que as prestações realmente não são compatíveis com seu orçamento, é melhor pensar em outras alternativas. 

Nesses casos, é melhor tentar vender o imóvel, quitar o financiamento e escolher uma outra opção no mercado, compatível com a sua renda. Esse não é o plano inicial de quem compra uma propriedade, mas é melhor que perdê-lo para o banco depois de sucessivos atrasos. 

Entendeu o que o consumidor precisa fazer se atrasar parcela do financiamento? Ainda ficou com dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários!

Comentários

Caio
Caio disse: 27 novembro 2019
Ola boa noite !! Estou em atraso com a MRV, mas não com o banco. Gostaria de negociar minha divida, mas nunca consigo falar la, oq faço ?
MRV
MRV disse: 28 novembro 2019
Olá Caio!

Neste caso, recomendamos que você acione nossa central de Relacionamento com o Cliente por meio dos canais oficiais da MRV: FacebookMRV Responde, telefone 4005-1313 ou aplicativo Meu MRV para você informar sua situação.
Esperamos que dê tudo certo pra você!
Derquiam
Derquiam disse: 22 março 2020
Em meio ao Covid-19 , vou precisar adiar o pagamento da parcela de entrada do meu apto,como faço essa solicitação ?
MRV
MRV disse: 23 março 2020
Olá Derquiam, como vai?

Entendemos perfeitamente sua preocupação. Neste caso a melhor forma de esclarecer a sua dúvida é você entrar em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde no Facebook, telefone 4005-1313 ou aplicativo Meu MRV. Lá eles poderão te fornecer toda orientação necessária sobre pagamentos e as parcelas do seu financiamento. 
Ana Caroline
Ana Caroline disse: 18 julho 2020
Ola boa noite !! Estou em atraso com a MRV, mas não com o banco. Gostaria de corro risco de perder o imóvel.
MRV
MRV disse: 23 julho 2020
Olá Ana Caroline, tudo bem?

Neste caso, orientamos nossos clientes a entrarem em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente para tirar suas dúvidas e também receber orientações mais específicas para te ajudar a regularizar sua situação. Por gentileza, acesse a Plataforma Meu MRV. Aguardamos o seu contato!
Joelma ferreira rezende
Joelma ferreira rezende disse: 31 outubro 2020
boa tarde, quero acerta minhas parcelas atrasada tem como vc. Parcelar para mim.agradeço pela atenção de vcs
MRV
MRV disse: 05 novembro 2020
Olá Joelma, como vai?

Você pode entrar em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde em nossa Plataforma Meu MRV e tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos seu contato! 
Juliana
Juliana disse: 26 novembro 2020
Olá estou em atraso com as parcelas da mrv mas não com o banco preciso muito renegociar com vocês quero que vocês parcela pra mim 72x mas com um valor bem baixo só assim vou conseguir pagar quero saber se corro risco de perder meu imóvel
MRV
MRV disse: 30 novembro 2020
Olá Juliana, como vai?

Neste caso recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma Meu MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato! 
GLEIDSON SANTOS DE OLIVEIRA
GLEIDSON SANTOS DE OLIVEIRA disse: 17 dezembro 2020
Tem uma parcela anual de 1.100 A vencer em janeiro por conta do reajuste altíssimo eu não tenho condições de fazer o pagamento total posso pagar a metade e depois outra metade?
MRV
MRV disse: 17 dezembro 2020
Olá Gleidson, como vai?

Para verificar questões relacionadas ao seu financiamento, recomendamos que você acesse nossaPlataforma Meu MRV. Se tiver mais alguma dúvida a respeito, entre em contato com a gente através da nossa central de Relacionamento com o Cliente no Facebook!
JULIO CESAR SILVA
JULIO CESAR SILVA disse: 10 abril 2021
Ola, gostaria de saber se eu deixar atrasar minha fatura, Eu perco o desconto Bom pagador? desde já agradeço!
MRV
MRV disse: 23 abril 2021
Olá Julio Cesar, tudo bem?
Para saber mais sobre o benefício do Bom Pagador, por gentileza, entre em contato com nossa central de Relacionamento com o Cliente através dos canais: página MRV Responde em nossa Plataforma MRV para tirar todas as suas dúvidas!
Gabriel
Gabriel disse: 15 abril 2021
Ola, gerei o boleto de uma parcela no aplicativo, mas nao irei conseguir pagar ela na data gerada, o que eu faço?
MRV
MRV disse: 22 abril 2021
Olá Gabriel, como vai?
Por gentileza, entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da Plataforma MRV ou pelo facebook do MRV Responde. Lá poderemos te dar maiores informações e te auxiliar no que for necessário!
JANAÍNA INGRID DA COSTA E COSTA
JANAÍNA INGRID DA COSTA E COSTA disse: 19 agosto 2021
Como funciona esse reajuste, estou pagando as mensalidades em dia, porém a cada mês vem mais caro, daqui um tempo não vai ser possível eu realizar esse pagamento.
MRV
MRV disse: 24 setembro 2021
Como vai, Janaína?
Neste caso, para saber mais detalhes sobre pendência de pagamento do seu financiamento, recomendamos que você entre em contato com a nossa central de Relacionamento com o Cliente através da nossa Plataforma MRV para tirar todas as suas dúvidas. Aguardamos o seu contato!
Hylas
Hylas disse: 08 agosto 2022
Estou em atraso como mrv pode toma o imóvel
MRV
MRV disse: 12 setembro 2022
Olá, Hylas. Tudo bem?
neste caso, não, a MRV não pode tomar o seu imóvel por inadimplência no pagamento da entrada. Mas o que pode acontecer é que se você ficar com muitos meses em pendência de pagamento, o seu CPF, ou de quem financiou o apê, pode acabar em um site de restrição de crédito e isso te impossibilitar de contrair novos empréstimos ou realizar compras no crédito. Por isso, tente quitar o quanto antes as suas parcelas atrasadas. Na dúvida de como fazer isso, acesse a Plataforma MRV e veja como você pode pagar suas faturas em atraso com a MRV!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório