Pequenas reformas para final de ano | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Pequenas reformas para final de ano

09 novembro 2011


O ano chega ao fim e a vontade de renovar tanto o estilo de vida quanto os ambientes que nos cercam aumenta. Gastos com festas, viagens e presentes de natal acabam por consumir boa parte do dinheiro destinado para as despesas de final de ano e a tão sonhada reforma vai ficando sempre para o ano seguinte. Porém, com algumas pequenas mudanças, é possível renovar o visual da casa gastando pouco.


A sugestão das arquitetas Fernanda Borio e Mariana Stockler, da Borio e Stockler Arquitetura, é priorizar a locomoção no ambiente. "Testar layouts que favoreçam a circulação é ideal para quem vai receber os amigos em casa para as festas de fim de ano. Muitas vezes uma pequena mudança de layout faz a sala parecer maior, mais aconchegante e repaginada", comenta Mariana.


Fernanda dá a dica de usar espelhos e cores neutras para compor o ambiente. "Espelhos, por exemplo, fazem muita diferença na decoração, pois criam a ilusão de que o espaço é maior, enquanto cores neutras e leves criam um ar aconchegante no espaço", comenta a arquiteta.


Outra sugestão é a mudança nos revestimentos, que têm um custo acessível e não demoram para serem instalados. Conheça algumas opções na próxima página.



Uma outra maneira de repaginar a casa no fim de ano é mudar as cores do ambiente e investir em acessórios de decoração. Para isso, diversas soluções podem ser aplicadas, como uso de tintas, texturas, aplicação de madeira, pedras ou até mesmo um papel de parede. "Para dar um 'up' no visual da casa para as festas de fim de ano, sem grandes transtornos, investir em acessórios ou em mudanças de revestimentos, tanto nas paredes quanto nos móveis, é uma alternativa", indica a arquiteta Calina Mussi. A escolha agrada pelo tempo reduzido da obra e pelos valores, que se adaptam conforme os limites de gasto do cliente.


"Uma boa pedida são os papéis de parede que estão voltando com tudo e com uma gama bem variada. A tendência desta solução prática para as paredes são os papéis decorativos com baixo e alto relevo, que dão uma sensação bacana de volume, além de existirem em diversas cores", comenta Calina.


Outra opção que ajuda a renovar o ambiente é a troca de objetos de decoração, como vasos, quadros e fotografias, por peças atuais, indica Fernanda Borio. Calina complementa sugerindo o uso de tapetes para mudar o visual do cômodo. "Como essa mudança é para a época de festas, na qual a ideia é receber amigos e familiares, os tapetes mais indicados são os indianos de seda, pois são lisos, laváveis e de fácil manutenção", comenta.


A iluminação também é importante para criar um clima intimista ao receber amigos e familiares. Fernanda sugere o uso de abajures e arandelas, ou, para quem dispõe de tempo e quer investir um pouco mais na reforma, a arquiteta recomenda o rebaixamento do teto em gesso. "O gesso rebaixado, mesmo que liso, é essencial para distribuir pontos de iluminação pelo ambiente e torná-lo mais acolhedor", comenta. Outra sugestão dada por Mariana é criar rasgos nas paredes ou eliminá-las completamente. Além de favorecer a iluminação, essa ideia aumenta o espaço ou até mesmo integra outros cômodos, tornando o ambiente mais confortável para receber os convidados em um único lugar.


Fonte: Renato Trentini - Equipe BBel



Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório