Regionais do estado de São Paulo investem em ações ambientais e envolvem a comunidade  | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Regionais do estado de São Paulo investem em ações ambientais e envolvem a comunidade

10 junho 2014

Regionais do estado de São Paulo investem em ações ambientais e envolvem a comunidade.



Caminhadas ecológicas, doação de mudas e oficinas para reaproveitamento de materiais foram ponto alto da Semana do Meio Ambiente.


 Para comemorar o dia Mundial do Meio Ambiente, a MRV Engenharia promoveu em seus escritórios e obras diversas ações de conscientização e interação com os colaboradores. Tudo foi feito para envolver os colaboradores, mostrando na prática como a sustentabilidade e a preservação ambiental são importantes dia a dia da Companhia. “Estou impressionado com o envolvimento de todos os colaboradores, na preocupação que tiveram ao planejar e executar as ações. Esse foi um trabalho muito bem feito por todos e daqui pra frente, em todas as nossas ações, a MRV conta com esse apoio”, elogia Sérgio Lavarini, Diretor de Relações Institucionais.


Saiba como foi a Semana do Meio Ambiente no estado de São Paulo.


São Paulo


Obra
No canteiro de obras do empreendimento San Martino foram realizadas diversas atividades para celebrar a Semana do Meio Ambiente. Na parte da manhã, houve palestra sobre sustentabilidade com uma engenheira ambiental convidada. Logo depois, os colaboradores participaram de uma gincana e alguns deles encenaram a peça teatral “Escolinha Martininho”, que tratou sobre a importância da reciclagem. Os filhos dos colaboradores também participaram com um concurso de desenhos e o vencedor ganhou o jogo “cidade limpa”.


Escritório
Os colaboradores administrativos assistiram, no dia 30/05, uma palestra com o tema “Ecocidadania: nova visão e novos desafios” com o especialista em meio ambiente Roberto Abdala. Durante o evento, aconteceu também o lançamento de um concurso cultural, em que os funcionários criaram obras de arte a partir de material reciclável. No dia 02/06 o escritório foi enfeitado com balões verdes e os 350 colaboradores receberam “lápis semente”.


No dia 06/06, os colaboradores trouxeram as suas obras de arte para avaliação. Os três primeiros colocados foram premiados com vales-presente. Marcelo de Castro Pereira foi o vencedor e fez um caminhão de polícia com caixa de plástico, papelão, lanterna e cola. “As ações da Semana do Meio Ambiente conscientizaram os colaboradores de como a causa é importante. Espero que as pessoas comecem a ter novas atitudes com relação ao meio ambiente, pois se cada um fizer um pouquinho pode melhorar bastante a vida como todo”, analisa Marcelo de Castro Pereira, comprador do departamento de Suprimentos. Michelle Paulo dos Santos ficou em segundo lugar por ter feito uma luminária de papelão, proveniente de pastas de arquivo e em terceiro lugar, ganhou Helaine Borges dos Santos que criou um relógio de parede e uma sacola, ambos feitos de papelão e madeira. Para encerrar o evento todos participaram de um coffee break.


Guarulhos


Obra
No canteiro de obras do Parque Santa Clara os colaboradores assistiram a uma palestra sobre meio ambiente e gestão de resíduos.


389


 Americana


Parque Arkansas
No canteiro de obras do Arkansas as equipes de Engenharia e Segurança do trabalho implantaram um sistema para captação de água da chuva, que será utilizada na irrigação da horta orgânica. Os colaboradores também assistiram a uma palestra sobre sustentabilidade e coleta seletiva.



Limeira


Parque Los Alpes
Para estimular a equipe o dia começou com um coffee break e em seguida os colaboradores assistiram a uma palestra interativa sobre sustentabilidade e coleta seletiva, mostrando as inúmeras formas de reciclagem de materiais tais, como canos de PCV, capacetes e paletes, por exemplo. Para encerrar o evento foi feito o plantio de flores e iniciada a construção de uma horta orgânica no canteiro de obras do Parque Los Alpes.


391


Rio Claro


Residenciais Rainha Bianca, Rainha Elizabeth, Rainha Sílvia e Rainha Vitória
Os colaboradores dos canteiros do Complexo das Rainhas participaram de palestras sobre a dengue, reciclagem e economia de água. As equipes participaram da construção de uma horta ecológica e do plantio de mudas de Manacá da Serra no condomínio. O bicicletário construído com paletes foi inaugurado e os colaboradores também participaram do sorteio de mudas de arvores e hortaliças.


392


Itu


Ilha do Sol
No canteiro de obras da Ilha do Sol os colaboradores assistiram a uma palestra sobre sustentabilidade e logo em seguida fizeram a doação de mudas para o viveiro municipal da cidade.



Votorantim


Parque Sinfonia
No Parque Sinfonia os colaboradores assistiram a uma palestra sobre reciclagem, ressaltando a importância da separação dos materiais reutilizáveis e sua correta destinação.


394


Piracicaba


Piazza San Pietro


Os colaboradores assistiram a uma palestra sobre coleta seletiva e outra sobre meio ambiente com a Polícia Militar Ambiental de Piracicaba. Para promover a interação entre as equipes foi feito o plantio de mudas de quaresmeiras e a confecção de um minijardim.



 São José dos Campos


Spazio Campo di Bianco, Spazio Giallo, Spazio Campo di Orleans e Spazio Campo di Bragança


Os colaboradores dessas obras assistiram ao filme da Vigilância Sanitária “O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti”, que mostra o ciclo de vida do mosquito e as dificuldades encontradas para combatê-lo. Após o filme todos participaram de uma dinâmica sobre o combate à dengue.


Campinas


Palestras
Para instruir os colaboradores foram ministradas palestras sobre Sustentabilidade no escritório e nas obras, apresentando soluções e práticas sustentáveis para o dia-a-dia e exemplos práticos voltadas para o consumo de energia, água, orientação sobre coleta seletiva, reutilização de materiais, emissão de gases e entre outros. Os colaboradores receberam kits para plantio de sementes nativas, por meio de sorteio ou jogo de perguntas relacionadas aos temas.


Caminhada Eco Pedagógica – Escola e Lagoa Jambeiro
Foi realizada no dia 05/06, a Caminhada eco pedagógica pela Lagoa do Parque Jambeiro com, cerca de 30, crianças do 6º ano da Escola Estadual Jamil Gadia. Durante a caminhada foram abordados os temas: meio ambiente, reciclagem, sustentabilidade, consumo de água e prevenção à dengue.


Mudas de espécies nativas da região também foram doadas. Cada criança pode escolher e “adotar” uma muda para plantar na lagoa. Para esta atividade cada criança escolheu uma muda, plantou e irrigou junto com o auxilio de monitores, depois fizeram plaquinhas com o nome da espécie.


Treinamento – Licenciamento Ambiental
Esse treinamento teve como objetivo esclarecer o processo de licenciamento ambiental, sua importância, trâmites, prazos, fiscalização, além de tratar também sobre as dificuldades decorrentes de inconformidades durante esse processo. Outros temas também foram abordados, tais como DOF e breve histórico de legislações urbanas.


Obras
Os colaboradores das obras foram recepcionados com café da manhã, logo depois os engenheiros participaram de treinamentos específicos, tais como legislação urbana, ambiental, licenciamento, recursos hídricos, documentação, atuação do desenvolvimento imobiliário, financiamento bancário e outros.


São José do Rio Preto


Parque Rios D’Itália
No canteiro de obras do condomínio aconteceu o plantio de mudas árvores.



Escritório


Os colaboradores fizeram a separação de papéis para reciclagem, o que rendeu cerca de 300 Kg material, que foi doado para a cooperativa Cooperlagos. Os departamentos Comercial e Engenharia, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, distribuíram uma cartilha sobre ecologia e conscientização ambiental nas escolas municipais da cidade. Além disso, os colaboradores assistiram a uma palestra, ministrada pela A2 Consultoria e Gestão Ambiental, sobre reciclagem, que tratava sobre a separação de resíduo, sua correta destinação e o auxílio das cooperativas.


Mauá


Obras
Os colaboradores das obras Reserva Rio Guarani e Reserva Iguatemi assistiram a palestras sobre a dengue e ratos no ambiente, no dia 04/06, ministradas pelas especialistas Sônia Alves Feitosa, supervisora de Endemia do Centro de Controle de Zoonoses de Mauá e Michele Gama de Abreu, bióloga do Centro de Controle de Zoonoses de Mauá.


Na palestra sobre dengue foi apresentada uma estatística do número de casos de dengue confirmados na região, ciclo de vida do mosquito transmissor, hábitos e ambientes de reprodução, maneiras de prevenção contra o mosquito. Na palestra sobre a incidência de ratos na região, foram apresentados os tipos roedores, como são atraídos para o ambiente, doenças que eles transmitem e como eliminá-los das áreas de infestação.


Suzano


Obras
Os colaboradores das obras Parque Samoa, Parque Solene e Parque Solero assistiram no dia 04/06, a uma palestra sobre a preservação da água, ministrada por Sérgio Paulo Ramires Junior, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.


397


Ribeirão Preto


Obras
Os colaboradores fizeram a doação e o plantio de mudas nos bairros Manoel Penna, São José e também nos canteiros das obras Parque Rosário do Sul, Royal Garden, Mirante Sul e Romanetto, além de assistirem a uma palestra sobre sustentabilidade e meio ambiente.


Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório