O Selo Casa Azul da Caixa é um instrumento de classificação ambiental, social e de governança de projetos habitacionais residenciais, da Caixa Econômica Federal. Confira a seguir o que é preciso para um projeto receber a certificação e por que ele é importante para o setor de construção civil no Brasil.

Selo Casa Azul da Caixa 1

O que é o Selo Casa Azul Caixa?

Criado em 2009 pela Caixa Econômica Federal, o Selo Casa Azul é uma certificação concedida a projetos habitacionais que adotam soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações, levando em consideração o uso consciente de recursos naturais e ambientais nos canteiros de obras e no quanto o empreendimento contribui para um estilo de vida mais sustentável.

São quatro níveis de gradação: Cristal, Topázio, Safira e Diamante, de acordo com a pontuação alcançada nos critérios de avaliação. Estes, por sua vez, estão distribuídos em seis categorias:

  • Qualidade urbana e bem-estar;
  • Eficiência energética e conforto ambiental;
  • Gestão eficiente da água;
  • Produção sustentável;
  • Desenvolvimento social;
  • Inovação.

Como obter o Selo Casa Azul da Caixa?

Além dos critérios citados anteriormente, para conquistar a certificação, o empreendimento deve alcançar:

  • Para o selo Cristal: 50 pontos e 16 critérios obrigatórios;
  • Para o selo Topázio: 60 pontos e 17 critérios obrigatórios;
  • Para o selo Safira: 80 pontos e 17 critérios obrigatórios;
  • Para o selo Diamante: 100 pontos, o identificador #mais na categoria “Inovação” e 24 critérios obrigatórios.

Ao atender as condições definidas para cada gradação, o projeto receberá, após a contratação da proposta e assinatura das cláusulas do Selo, o Selo Casa Azul + CAIXA Projetar correspondente ao nível atingido: Cristal, Topázio, Safira ou Diamante.

O empreendimento também pode ser reconhecimento nas categorias do selo com os #Mais. Para ser reconhecido o projeto deve atender aos critérios obrigatórios básicos da categoria correspondente e atingir a pontuação mínima definida para a categoria. A Caixa então acompanha a obra. Se o empreendimento foi executado conforme o projeto certificado, é feita a emissão do Selo Casa Azul + CAIXA Habitar.

Qual a importância do Selo Casa Azul da Caixa?

O certificado surgiu com o propósito de dar reconhecimento a projetos que reduzam os impactos dos canteiros de obras no meio ambiente e deem origem a imóveis sustentáveis, ao mesmo tempo em que entrega projetos urbanísticos e arquitetônicos de qualidade.

Dessa forma, todos ganham! As construtoras ganham ao conseguirem reduzir seus custos no uso de recursos naturais, e a população, que pode adquirir um imóvel com selo de qualidade e que contribuiu com a redução de impacto da obra na vizinhança.

Como a MRV conquistou o certificado Selo Casa Azul da Caixa?

A MRV tem adotado práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de produção, que vai desde a construção até a entrega das chaves. Essas medidas propõem soluções inteligentes, com a finalidade de minimizar o impacto ambiental de toda sua cadeia produtiva. Além das práticas sustentáveis, a MRV também segue três diretrizes importantes na criação de um negócio mais sustentável. São elas:

ESG

O ESG, da sigla para as palavras Environmental, Social and Governance, ou seja, Ambiental, Social e Governança, em português, é uma métrica social, ambientalista e de governança no meio corporativo, que tem como objetivo avaliar a atuação das empresas em relação às boas práticas de sustentabilidade.

Visão 2030 MRV

A MRV é adepta do Pacto Global da ONU. Isso quer dizer que a construtora está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Agenda 2030 pautada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo, são 17 ODS que devem nortear as ações e estratégias da empresa, com o objetivo de alcançar um crescimento sustentável e amigável com o planeta e as pessoas.

ODS

Os 17 compromissos listado no documento Visão 2030 MRV têm como objetivo ações de combate à pobreza, promoção da prosperidade e do bem-estar social.

Foi devido às ações adotadas pela MRV ao longo dos anos com essas finalidades, que o reconhecimento do Selo Casa Azul da Caixa foi conquistado. Atualmente, são 21 empreendimentos certificados e 18 com reconhecimento nas categorias do selo #Mais. 

Conheça os condomínios MRV que possuem o Selo Casa Azul clicando em projetos reconhecidos, no site oficial da Caixa.