Será que vale a pena comprar um apartamento no térreo?

11 março 2022

3 comentários
Área privativa de apartamento MRV

Conseguir um imóvel próprio é o principal sonho da maioria dos brasileiros, na frente, até mesmo, do carro novo ou da viagem em família.

Porém, quando falamos em apartamento no térreo, muitas pessoas se mostram receosas pela decisão de primeira.

Ainda que um apartamento no térreo levante desconfianças de muitos, a verdade é que um imóvel próprio é, com certeza, mais vantajoso do que morar de aluguel, ainda que seja em uma cobertura ou casa de luxo. Afinal, pagar aluguel é como ter uma dívida eterna, não é mesmo?

Se você está passando por esse dilema de escolhas, preparamos este artigo com as principais vantagens de se morar em um apartamento no térreo. Então, leia este material até o fim e acompanhe!

Preços mais em conta

Se você anseia pelo primeiro apartamento, um imóvel localizado no térreo é, com certeza, uma opção a se considerar.

Imóveis desse modelo têm preços muito mais competitivos, e estão, de fato, mais próximos à realidade financeira da maioria dos brasileiros.

Com uma pesquisa um pouco mais detalhada, é possível encontrar uma diferença de até 30% no preço comparado ao de outros andares do edifício.

Isso torna o objetivo de conquistar um imóvel muito mais acessível, especialmente, você seguir as nossas dicas de como alcançar esse sonho.

Fácil acesso

Quem já se mudou pelo menos uma vez na vida entende como pode ser sofrida a retirada e recolocação de móveis e eletrodomésticos dentro de um imóvel.

Agora, imagine ter que subir com um sofá até o terceiro andar de um edifício? Com certeza não é das tarefas mais agradáveis.

Em um apartamento no térreo nada disso é necessário, pois o acesso à residência é bem mais rápido e prático.

Claro, você pode argumentar que uma transportadora pode ser contratada para realizar o trabalho, mas, e quanto às tarefas cotidianas?

Quando você mora no térreo, tem a possibilidade de estacionar o carro próximo à entrada do apartamento e carregar as compras de supermercado, por exemplo, pode ser feito com mais rapidez. Ou, caso seja necessário, facilitar o acesso de uma pessoa com dificuldades de locomoção.

Espaço extra

Essa é uma das principais vantagens e, geralmente, exclusividades do térreo. Na maioria dos edifícios, principalmente nos mais novos, o morador do térreo ganha uma varanda extra, que muitos chamam de garden.

Esse benefício quebra completamente a visão de que morar em apartamento é se isolar do mundo, ideia que muitas pessoas têm com relação a esse tipo de imóvel.

Com o espaço extra, o morador terá a sensação de viver em uma casa com varanda e, sendo assim, as possibilidades para isso são numerosas.

Para quem é amante das flores, o garden pode, realmente, ser um jardim. A varanda do térreo pode ser tornar uma bela área para cultivar plantas dos mais variados tipos.
Área privativa de um apartamento da MRV com paredes bege, com uma mesa e cadeira embaixo de um guarda-sol e uma churrasqueira

Espaço com criatividade

Mas o garden não é sua única opção. Essa área privativa como também é conhecida permite o uso da sua criatividade ao máximo!

Sala de ginástica, brinquedoteca, um cantinho do café, uma adega ou, até mesmo, uma sala de cinema são possibilidades de como transformar esse ambiente e aumentar, ainda mais, o conforto da sua casa.

A área privativa pode ser usada das mais diversas formas para atender as suas necessidades, ideias criativas não faltam!

E que tal receber os amigos sem precisar bagunçar todo o seu apartamento? Morando no térreo isso também é possível.

É só decorar o espaço extra como varanda gourmet e usar para confraternizar com as pessoas queridas em datas especiais ou em um simples almoço de domingo.

Vizinhança

Todos sabemos das vantagens de se morar em prédios, mas nem sempre a convivência com os outros moradores é das melhores.

Todo mundo já teve, pelo menos uma vez na vida, aquele vizinho que reclamava de tudo, batia com o cabo da vassoura no teto para reclamar do barulho, ou às vezes, até interfonava!

Bem, essas coisas ficam um pouco mais fáceis no térreo. Como não tem ninguém morando no apê de baixo, é possível ter um pouco mais de privacidade e menos chance de incomodar alguém caso precisemos mudar alguns móveis de lugar.

Para quem tem crianças pequenas então, pode ser uma boa vantagem, pois eles terão mais liberdade de correr, pular e brincar bem mais a vontade.

Crianças 

Por falar nelas, talvez não tenha sido a primeira coisa na qual você pensou quando começou sua leitura, mas convenhamos, criança adora correr, pular, e fazer muito barulho.

Não ter que se preocupar com um vizinho de baixo que possa acabar se incomodando, não compreendendo essa fase das crianças, é realmente algo positivo a se considerar.

Já imaginou o alívio de não ter que pensar em redes de segurança para todas as janelas possíveis e imagináveis da casa?

Ou a tranquilidade de não precisar encarar um belo lance de escadas, ou uma fila do elevador sempre que seu filho quiser brincar no pátio? Além, claro, de poder aproveitar o espaço a mais da casa para curtir com as crianças.

E o que falar das festinhas de aniversário? É certo que a cada linha você considera o espaço extra do apartamento no térreo cada vez mais valioso.

Só de pensar o quanto a área privativa poderá ser aproveitada com todas aquelas crianças correndo de um lado para o outro, fica até difícil imaginar como é morar em um andar mais alto e com espaço limitado.

Pets

É lógico que eles também entram nesse assunto, afinal é muito mais prático cuidar do seu bichinho no andar térreo. Como assim? 

Primeiro vamos pensar no clássico cachorrinho, são ótimos, amáveis, e muito fofos. Agora se imagine colocando a coleira nele, abrindo a porta da sua casa, ele todo animado para passear e, então, o elevador de serviço está cheio!

Ou então, o equipamento está subindo e, obviamente, indo para o último andar. Você até pode pensar em descer todos os lances de escada até a rua, mas não sei se você, ou nosso amigo canino, ainda terão alguma energia para o passeio depois disso.

Certo, mas e se você quiser ter apenas gatos? Ou algum outro animal que saia menos vezes, ou dependa menos de você?

Bem, a ideia de morar mais perto do solo segue tendo ótimo pontos, como não precisar das já citadas antes redes de proteção.

Afinal, os pequenos felinos adoram uma adrenalina se equilibrando na beira das janelas.

Além desses pontos já citados, a área privativa extra acaba voltando a ser citada aqui. Afinal ela pode servir como um quintal, ou área verde para seus pets, garantindo a eles divertimento, mais liberdade e bastante espaço.

Entradas extras

Não é incomum que em função das áreas privativas, os moradores do andar térreo tenham mais de uma entrada, ou passagens a mais que seus vizinhos.

Essas opções a mais de caminho garantem a você maior conforto, principalmente na entrada ou saída de móveis, ou outros objetos que requerem mais espaço para serem transportados.

Não só isso, como garantem a você um pouco mais de privacidade e liberdade para entrar e sair sem se preocupar tanto em incomodar os demais moradores.

Já imaginou tendo que carregar as compras até sua casa, e justo nessa hora o acesso cheio de gente?

Facilidade para vender ou alugar

Pode não parecer, mas os apartamentos do andar térreo costumam ser facilmente vendidos ou alugados.

Os preços mais em conta em relação aos demais acabam atraindo pessoas que buscam conquistar sua própria casa, mas que preferem uma negociação mais econômica. Isso faz com que a busca por esses imóveis seja constante.

Isso traz ao morador a segurança de saber que se no futuro ele precisar vender independentemente do motivo, muito provavelmente conseguirá encontrar pessoas dispostas a comprar o imóvel.

A possibilidade de alugar também atrai o interesse de muita gente, garantindo ao proprietário do apartamento no térreo mais independência e segurança quanto ao seu futuro. Desse modo, qualquer que seja a sua necessidade futura, dificilmente o imóvel ficará parado.

Enfim, não restam dúvidas que diferentemente do que dizem por aí, um apartamento no andar térreo pode ser um ótimo caminho para realizar o seu sonho.

Mais barato, versátil, e cheio de vantagens para você dar o primeiro passo para mudar a sua vida e
conquistar a sua casa própria!

Gostou das informações e dicas do artigo? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e faça da casa própria um meio de transformar o mundo! 

Comentários

Wagner Viana
Wagner Viana disse: 12 maio 2020
Boa noite é verdade de quem possui um apartamento no térreo, tem uma garantia de 10 ANOS??? Porque estou interessado em imóvel no térreo, a qual, a negociação já está bem avançada. Att, Wagner Viana da Silva
MRV
MRV disse: 13 maio 2020
Olá Wagner, tudo bem?

Como Você está com o processo de aquisição bastante avançado, recomendamos que você entre em contato com nosso atendente virtual através de nossos canais digitais, Chat ou WhatsApp e explique sua situação para que ele possa te ajudar. Aguardamos o seu contato!

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório