Site da Secretaria Geral da Presidência da República destaca evento de implementação do Compromisso Nacional para Melhoria das Condições de Trabalho na Construção em canteiros de obras da MRV Engenharia em Piracicaba | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Site da Secretaria Geral da Presidência da República destaca evento de implementação do Compromisso Nacional para Melhoria das Condições de Trabalho na Construção em canteiros de obras da MRV Engenharia em Piracicaba

22 maio 2013

Resultados positivos para as empresas, trabalhadores e sociedade



Durante o evento de posse da comissão de representantes sindicais das obras da MRV Engenharia, realizado ontem (21/5) em Piracicaba/SP, o assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, afirmou que a instalação de comissões de trabalhadores nos canteiros representa um grande avanço na relação com os empregadores, trazendo resultados positivos para todos. “Cria-se um ambiente de trabalho melhor, porque o trabalhador tem seus direitos preservados e não se cria passivo trabalhista. Isso é bom para a empresa, para o trabalhador e para a sociedade, e a produtividade melhora.


Para o assessor da Secretaria-Geral, é justo que o trabalhador – que passa a maior parte do seu tempo no local de trabalho - tenha o direito de opinar e apresentar suas propostas: “a representação sindical propicia uma oportunidade contínua para que trabalhador exerça o seu direito de apresentar reclamações e sugestões”, afirmou Feijóo. Como exemplo da eficiência da representação sindical nos canteiros, Feijóo citou outra obra da própria MRV, em que 90% das demandas dos trabalhadores foram resolvidas no local de trabalho, evitando passivos judiciais.


Feijóo também destacou, durante o evento, as demais diretrizes previstas no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção, ressaltando que todas elas visam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, a exemplo do fortalecimento do Sine, das condições de segurança e da oferta de qualificação. Para o assessor, essas iniciativas são importantes - principalmente no atual momento - em que o país está investindo fortemente em obras de infraestrutura. Segundo ele, o Compromisso Nacional, que já está implantado em diversas obras pelo Brasil, é “um exemplo de que através do diálogo e da negociação pode se construir grandes acordos e muitas melhorias.


Em seu discurso, o diretor de Relações Institucionais da MRV Engenharia, Sérgio Lavarini, destacou que o Compromisso Nacional da Construção vem sendo implementado nas obras da MRV com grande foco na capacitação profissional dos trabalhadores. Segundo o diretor, a cidade de Piracicaba é a terceira cidade onde a construtora está implementando o Compromisso. “Estamos capacitando e desenvolvendo profissionalmente mais de 1.400 trabalhadores que trabalham em nossos canteiros na cidade”, afirmou. Para Lavarini, os representantes sindicais empossados “assumirão papel relevante na condução e negociação dos trabalhos junto à empresa e ao sindicato”.

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório