Sustentabilidade | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Sustentabilidade

10 setembro 2011

Ter uma casa mais sustentável contribui não só para o meio ambiente, mas também para o seu bolso. Muitas vezes, mudanças de hábitos simples podem fazer uma enorme diferença nas contas de luz e água no fim do mês, além de deixar sua consciência com o futuro do planeta mais leve.

Confira 19 dicas fáceis de serem implantadas no seu dia a dia que, certamente, lhe trarão grandes benefícios.

1-  Durante o dia evite acender lâmpadas. Aproveite a luz natural para iluminar e arejar os cômodos. Essa simples medida por reduzir até 10% da conta de energia elétrica.

2-  Abrir as janelas ajuda a arejar a casa, o que pode prevenir o aparecimento de mofo e alergias. Além disso, minimiza a necessidade de ar-condicionado.

3-  Use cores claras nas paredes. Elas refletem melhor a luz natural e retêm menos calor.

4-  Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, que gastam até 80% menos energia. O valor é mais alto, mas vale o investimento.

5-  Evite dormir com a TV ligada e desligue-a quando não estiver no ambiente. Dê preferência a aparelhos com timer ou função de desligamento automático.

6-  Não use o forno de microondas como relógio. Quando não estiver usando, tire-o da tomada. O mesmo vale para outros equipamentos que trabalham em stand-by. Apesar de o consumo ser menor, isso também gasta energia.

7-  Se morar em casa, faça captação de águas pluviais para molhar as plantas, reutilizar nas descargas ou limpar o quintal e a calçada.

8-  Evite ligar a máquina de lavar com pouca roupa. Um aparelho com capacidade para 5 kg utiliza 135 litros de água por lavagem, estando cheia ou não, então, prefira acumular roupa para fazer melhor uso dessa água.

9-   Reutilize a água da máquina de lavar na descarga.

10-  Na hora de lavar louça utilize uma bacia com água para ajudar a “amolecer a sujeira” e outra com água limpa para o enxágue. Lembre-se que cada minuto de torneira aberta pode significar o desperdício de 12 a 20 litros de água por minuto.

11- Dê preferência a torneiras com arejadores. Elas misturam ar à água, dando a sensação de maior volume e pressão, e economizam até 50% de água.

12-  Não jogue óleo na pia. Isso gera uma massa compacta de detritos que entope as tubulações e contribui para inundações. Além disso, dificulta e encarece o tratamento da água. Recolha o óleo usado em vidros ou garrafas pet e encaminhe-o para reciclagem.

13- Reduza o tempo de torneira aberta também quando for escovar os dentes. Utilizar um copo para enxaguar a boca pode economizar até três litros d’água.

14-   Tome banhos rápidos. Um minuto a menos debaixo do chuveiro pode significar a economia de três a seis litros de água.

15-   Dê preferência a vasos sanitários com caixas acopladas e descargas com acionamento de dois tempos (que libera diferentes quantidades de água). Elas podem reduzir de 50% a 75% do consumo de água a cada acionamento.

16-   Substitua as sacolas plásticas pelas de papel, que de degradam mais fácil na natureza. Isso vale para o lixo e para as compras do supermercado, onde você pode valer-se de charmosas e práticas eco-bags.

17-  Para descer ou subir poucos andares, use as escadas. Além de economizar energia, você queima calorias.

18-  Faça a separação do lixo doméstico em papel, vidro, plástico e metal e deposite-os em postos de reciclagem. Isso ajuda a reduzir a extração de matéria-prima e o acúmulo de detritos em aterros e lixões.

19-   Compre produtos da estação. Por precisarem de menos agrotóxicos, eles farão melhor à sua saúde e certamente terão poluído menos o solo. Além de tudo, são mais baratos.

 

Fonte: Portal IG

Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório