Um toque de espiritualidade | Blog MRV Engenharia

Encontre seu imóvel

Um toque de espiritualidade

01 dezembro 2011

A religião sempre esteve presente na vida dos homens desde os primórdios. Esse conjunto de crenças é a forma que a humanidade encontrou de se relacionar com a espiritualidade e a moralidade. A religião é dotada de significados e valores que norteiam e dão sentido à vida. Os mais religiosos fazem questão de deixar sua crença explícita por meio do vestuário e na decoração do lar. Com a proximidade do Natal, data em que se comemora o nascimento de Jesus, muita gente também adota essa prática e enche a casa de adornos religiosos. Mas será que religião e a decoração fazem um bom par?


As profissionais da Akinteriores, as designers Klazina Norden e Ana Karina Chaves, opinam sobre o assunto. “Artigos religiosos se integram muito bem à decoração, independente da crença. Eles trazem personalidade, beleza, sensação de paz e bons fluidos para o lar”, afirmam. As profissionais da VS Design, Fabiana Visacro Salvador e Laura Santos, concordam: “Religião e estilo são próprios de cada um e, por isso, devem ser tratados com muito carinho pelo profissional da área de design e decoração. Um projeto deve conter toques de espiritualidade próprios de cada cliente, assim a casa ganha vida e humanização se tornando então o que chamamos de lar”.



Então, já que esses dois elementos combinam, formando bom par, como conciliá-los? “Para harmonizar um ambiente com itens religiosos deve-se prestar atenção nas cores e no mobiliário. Nada de carregar demais o local, nem misturar muitos estilos. Isso denota insegurança, sentimento que pode se refletir no conceito do ambiente. O ideal é buscar a espiritualidade e seguir uma linha, sem excessos. Afinal, o que importa mesmo é o que será canalizado a partir daquele espaço, ou seja, as sensações que ele vai trazer”, explicam Fabiana e Laura.





As profissionais dão dicas de como inserir acessórios religiosos na decoração do lar. “Pode-se usar os adornos em prateleiras, oratórios, nichos, aparadores e mesinhas. Opções não faltam! Esse tipo de artigo cai bem em composições com castiçais, porta retratos, vasos de flores e livros de capa dura. Todas essas ideias podem ser colocadas em práticas, porém o bem senso deve prevalecer para que não haja poluição visual”, ressaltam Ana Karina e Klazina.


As profissionais da VS design destacam mais opções que resultam em combinações perfeitas. “Os quadros falam por si só. São ótimas formas para expressar a espiritualidade em um ambiente. Eles dizem muito sobre o estilo do morador, além disso, agregam charme. É a personalidade do morador vista através da janela de um pintor. Os adornos também trazem significados e muita originalidade. Usados com uma boa dose de equilíbrio fazem toda diferença em um projeto de decoração”, recomendam.


A decoração que explora bem o uso dos artigos religiosos tem várias vantagens. É uma ótima forma de dar vida ao ambiente e trazer personalidade. A espiritualidade reflete o carinho e atenção do morador para com seu espaço cotidiano. Todavia, Fabiana e Laura fazem questão de lembrar que “o acompanhamento de um profissional da área contribui para uma boa e correta distribuição destes elementos, que quase sempre ficam por último na hora de se executar o projeto”. Já Ana Karina e Klazina finalizam defendendo que “fé, criatividade e bom gosto são elementos que resultam em uma ótima decoração”.


Fonte: Mão Dupla Comunicação/Fotos: Alexandre Lima



Deixe seu comentário *Campos de preenchimento obrigatório